Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos. A execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública, além de raiva e leishmanioses, estende-se para outras doenças de transmissão vetorial. Assim, tais doenças subdividem-se em três grupos, sendo: zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde (MS), zoonoses de relevância regional ou local e zoonoses emergentes ou reemergentes. No município de Santana do Maranhão, além de trabalhar a prevenção a zoonoses de caráter nacional, são realizadas também atividades de caráter regional.
Levar conhecimento técnico e instituir um programa municipal de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância na saúde pública municipal, estadual e nacional para as classes de trabalhadores da saúde, bem como da população em geral. Ações de vigilância e prevenção: envio de amostras de cérebro de cães para o diagnóstico laboratorial, envio de amostras de morcegos para o diagnóstico laboratorial, conforme avaliação epidemiológica local, envio de outras amostras de espécies animais pertinentes quanto ao risco epidemiológico, manutenção de interlocução sistemática com as demais áreas de vigilância em saúde, assistência à saúde, e, intersetorialmente, com setores que fazem interface com o processo, como agricultura e meio ambiente. Ações educativas e divulgação de medidas preventivas, nos meios de comunicação, à população, palestras junto aos agentes comunitários de saúde (ACS) e aos agentes de combate às endemias (ACE). Campanhas antirrábicas efetivas.
Para o desenvolvimento e a execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses (bem como de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos) de relevância para a saúde pública, deve-se à articulação e à parceria sistemática entre a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, atenção básica e todos os setores da saúde, visando a consonância e efetividade. Um exemplo da eficiência do trabalho foi a campanha antirrábica 2018, a qual o município de Santana do Maranhão superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As ações destinadas a prevenir, reduzir, controlar ou eliminar os riscos de uma zoonose, que compromete a saúde humana, animal e o meio ambiente, impactam diretamente a saúde do trabalhador. A capacitação dos ACE, ACS e de outros profissionais da saúde garantem sua biossegurança. Além disso, as ações refletem diretamente na população, melhorando significativamente a saúde pública santanense.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO