- Atenção Primária à Saúde
Larissa Penha Moraes
- 20 set 2024
Amapá
A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), forma de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável (ACS) para crianças menores de 2 anos, viabiliza o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde através de tutores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No município de Taboão da Serra a implantação iniciou em 2014 com intensificação de suas atividades em 2017. as ações visam: contribuir para a redução de práticas desestimuladoras da amamentação e da ACS, como a propaganda desenfreada de produtos que possam interferir na alimentação saudável de crianças menores de 2 anos contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância contribuir para aumentar a prevalência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os 6 meses de vida e estendida a 2 anos ou mais e contribuir para a melhora no perfil nutricional das crianças.
Qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da ACS para crianças menores de 2 anos de idade e o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da ACS. Realização de oficinas para discutir a prática do aleitamento materno e a ACS no contexto da UBS e discutir sobre ações de incentivo à alimentação saudável na infância. as oficinas foram realizadas nas 13 UBS do município contando com funcionários de todos os setores (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, farmacêuticos, dentistas) promovendo um espaço de múltiplos saberes. o conteúdo foi desenvolvido por discussões, trocas de experiências, dramatizações, sínteses e propostas de ações, utilizando-se da prática problematizadora contextualizada, considerando o conhecimento prévio e a realidade local.
Até momento foram capacitados 598 funcionários em 48 oficinas, que geraram propostas de ações, de forma que o gestor juntamente com sua equipe de trabalho desenvolva atividades de curto e longo prazo para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e ACS. As ações foram distribuídas em quatro eixos: grupos educativos educação permanente divulgação do tema e linha de cuidado. como fruto das oficinas, a Secretaria de Saúde do Município implantou o grupo de introdução alimentar para bebês de 4 meses a 1 ano nas UBS, a Linha de Cuidado da Obesidade Infantil, Ambulatório de Aleitamento Materno, ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, treinamento específico em AM e Alimentação para profissionais de saúde e matriciamento nas UBS. A implantação da EAAB produzirá mudanças nos indicadores de aleitamento materno e ACS das crianças menores de 2 anos. Estas práticas influenciarão as condições de saúde a curto e longo prazo, reduzindo carências nutricionais, doenças crônicas não transmissíveis, excesso de peso e obesidade durante a vida. Assim, a secretaria de saúde realiza o monitoramento e incentivo deste programa como forma de qualificar o cuidado na Atenção Básica.
Praça Miguel Ortega, 115 - Parque Assuncao, Taboão da Serra - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO