Processo de implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil como forma de transformação e reorganização do trabalho em Unidade Básica de Saúde

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), forma de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável (ACS) para crianças menores de 2 anos, viabiliza o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde através de tutores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No município de Taboão da Serra a implantação iniciou em 2014 com intensificação de suas atividades em 2017. as ações visam: contribuir para a redução de práticas desestimuladoras da amamentação e da ACS, como a propaganda desenfreada de produtos que possam interferir na alimentação saudável de crianças menores de 2 anos contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância contribuir para aumentar a prevalência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os 6 meses de vida e estendida a 2 anos ou mais e contribuir para a melhora no perfil nutricional das crianças.

Qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da ACS para crianças menores de 2 anos de idade e o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da ACS. Realização de oficinas para discutir a prática do aleitamento materno e a ACS no contexto da UBS e discutir sobre ações de incentivo à alimentação saudável na infância. as oficinas foram realizadas nas 13 UBS do município contando com funcionários de todos os setores (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, farmacêuticos, dentistas) promovendo um espaço de múltiplos saberes. o conteúdo foi desenvolvido por discussões, trocas de experiências, dramatizações, sínteses e propostas de ações, utilizando-se da prática problematizadora contextualizada, considerando o conhecimento prévio e a realidade local.

Até momento foram capacitados 598 funcionários em 48 oficinas, que geraram propostas de ações, de forma que o gestor juntamente com sua equipe de trabalho desenvolva atividades de curto e longo prazo para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e ACS. As ações foram distribuídas em quatro eixos: grupos educativos educação permanente divulgação do tema e linha de cuidado. como fruto das oficinas, a Secretaria de Saúde do Município implantou o grupo de introdução alimentar para bebês de 4 meses a 1 ano nas UBS, a Linha de Cuidado da Obesidade Infantil, Ambulatório de Aleitamento Materno, ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, treinamento específico em AM e Alimentação para profissionais de saúde e matriciamento nas UBS. A implantação da EAAB produzirá mudanças nos indicadores de aleitamento materno e ACS das crianças menores de 2 anos. Estas práticas influenciarão as condições de saúde a curto e longo prazo, reduzindo carências nutricionais, doenças crônicas não transmissíveis, excesso de peso e obesidade durante a vida. Assim, a secretaria de saúde realiza o monitoramento e incentivo deste programa como forma de qualificar o cuidado na Atenção Básica.

Principal

Vivian Cristina Reis Rocha

vicrisreisr@gmail.com

Coautores

Andréa Bianca Cotic Lino, Raquel Zaicaner

A prática foi aplicada em

Taboão da Serra

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra (SP)

Praça Miguel Ortega, 115 - Parque Assuncao, Taboão da Serra - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Raquel Zaicaner

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

23 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas