Olá,

Visitante

Primeira Mostra de Experiência da Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade, Os Resultados Alcançados Pelo Município de Parapuã Sp

A obesidade é uma doença multifatorial, sua etiologia envolve fatores genéticos, psicológicos, ambientais e hábitos de vida. Segundo o Ministério da Saúde a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. o excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Um levantamento do Ministério da Saúde datado em 2018, trouxe que aproximadamente 1 em cada 5 (18,9%) pessoas são obesas e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso. Nesse sentido, o presente trabalho procurou relatar a importância da Atenção Básica no tratamento da obesidade por meio do acompanhamento mensal da equipe multiprofissional.

o presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiencia exitosa desenvolvida no Município de Parapuã voltada para o público da Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade com a finalidade de reeducação alimentar, tendo em vista objetivar o ema Os pacientes são acompanhados mensalmente com a equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicóloga, enfermeira e educador físico). De início os pacientes atendidos pertenciam a lista de espera para a cirurgia bariátrica, após reunião com a equipe a fim de ouvir a proposta de trabalho. Após esse contato iniciou-se os atendimentos mensais, focado na restauração das condições clinicas, tendo em vista altos índices pressóricos e glicêmicos, dislipidemia, cardiopatias e esteatose hepática. Realizados exames necessários para que pudessem ser tratados dentro de sua necessidade. A partir daí outras pessoas da comunidade procuraram pelo atendimento, sendo inseridos conforme a necessidade de cada um e a disponibilidade do grupo.

as reuniões iniciaram em 11/2017 com 8 usuários e hoje somam 12. Três estão prontos para cirurgia bariátrica e 01 não precisará mais do procedimento, uma vez que atingiu o peso ideal com o trabalho, precisando somente de cirurgia reparadora, outros seguem o mesmo caminho, sendo muito importante frisar que esses pacientes não mais objetivam a realização da bariátrica, pois estão se dedicando ao máximo e sendo apoiados pela equipe para que emagreçam com saúde. No geral não há absenteísmo, só é permitido até 03 faltas sem justificativa, já que poderão ser desligados do projeto. Juntos somavam no início do projeto 1.460,600kg. o recorde está com uma paciente de 35 anos que perdeu 41,300kg, com IMC inicial de 48,89 e atualmente com 33,68.Percebe-se que as ações que promovem saúde permitem amplamente melhorar as condições de vida da população obesa. as ações coletivas e individuais promovidas pelo município restauraram a autoestima e a dignidade desses pacientes e os devolveu ao convívio com a sociedade. A equipe se dedica ao trabalho, juntos alcançaram resultados inimagináveis, a satisfação do paciente, a melhora em seu quadro clínico faz com que o município se fortaleça em promoção e qualidade de vida para seus munícipes.

Principal

Regiane Simone Gimenes Fregoneze

pmsaudeparapua@terra.com.br

Coautores

Lilian Brambilo Pereira

A prática foi aplicada em

Parapuã

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Fortaleza- 725 Centro – Parapuã Sp Cep- 17.730-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Regiane Simone Gimenes Fregoneze

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal