O planejamento das ações de saúde surgiu como decorrência da complexificação crescente do processo de trabalho nessa área, em virtude da necessidade de se enfrentar as mudanças que foram ocorrendo nas condições de vida e saúde da população, se tornando um processo essencial para definir proposições e construir a sua viabilidade, com vistas à solução de problemas e atendimento de necessidades individuais e coletivas. Diante do cenário de crise de 2016, viu-se a necessidade de aprimorar a análise dos dados dos instrumentos de gestão, saindo de uma visão limitada de cumprimento de prazos e partindo para a estruturação de um amplo plano estratégico que seguindo a orientação de portarias ministeriais e da Lei complementar 141/2012 dando início a uma nova maneira de fazer saúde. Estabeleceu-se uma agenda em que todos, inclusive o conselho municipal de saúde, são convidados a participar da elaboração dos instrumentos de gestão e realizar o monitoramento das ações propostas na PAS.

Evidenciar a importância dos instrumentos de Planejamento Estratégico no intuito de melhorar a aplicação dos recursos financeiros gerando ganhos de produtividade e eficiência para o SUS. Utilizando da Agenda Estratégica pré-definida através de portarias do Ministério da Saúde e da Lei Complementar 141/2012. O setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde discute diariamente pautas de sua competência com a gestora da pasta da saúde e de acordo com o monitoramento, discute com cada setor as necessidades de organizar melhor o serviço de sua responsabilidade. Os setores estão realizando um trabalho de acompanhamento do orçamento previsto de acordo com as ações determinadas na programação anual de saúde. As oscilações e modificações no orçamento são comunicados ao setor de planejamento para as mudanças necessárias para o ano posterior. Atitude que implicará em uma previsão orçamentária mais condizente com a realidade.

Os resultados observados foram: maior conscientização dos agentes públicos quanto à importância de um planejamento efetivo. Trabalho intersetorial em busca de melhorar a aplicação dos recursos. Efetividade dos gastos. Organização das ações através do cumprimento da programação anual de saúde. Através do planejamento estratégico, a gestão da saúde no município de Macaíba (RN) se tornou um processo articulado, cujo principal objetivo é a validação da promoção, recuperação e reabilitação dos usuários por meio de um acesso de qualidade contribuindo, assim, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Patrícia Emannuely de Paula Souza

gisleynekarla@hotmail.com

Coautores

Izabel Cristina Figueiredo Dias Emerenciano

A prática foi aplicada em

Macaíba

Macaíba

Macaíba

Macaíba

Macaíba

Macaíba

Macaíba

Parnamirim

Macaíba

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Parnamirim (RN)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gisleyne Karla Medeiros da Silva

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

05 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas