As mudanças significativas e os desafios da vida moderna acarretaram ao ser humano a necessidade de adaptação física, mental e social. Essa exigência acaba expondo as pessoas a situações de conflito, ansiedade, tristeza, preocupação e instabilidade. O lu jong é uma prática de cura do budismo tibetano que pode ser executada por pessoas de qualquer idade e até mesmo com limitações físicas. Esse yoga caracteriza-se por uma série simples de movimentos corporais realizados em associação ao ritmo respiratório próprio, desempenhando efeitos profundos sobre a saúde do corpo, mente e espírito. O lu jong pode transformar, proporcionando força, estabilidade e felicidade. Considerando as queixas vivenciadas pelos profissionais no setor público de saúde de Pará de Minas e a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a gestão introduziu o yoga como terapia alternativa/complementar ao tratamento convencional para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Objetivo geral: descrever a prática e os benefícios do yoga tibetano, lu jong, na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Pará de Minas. Objetivo específico: descrever relatos e experiências de praticantes do yoga tibetano. A prática do lu jong iniciou no município em agosto de 2017. As aulas são ministradas por uma enfermeira cadastrada no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. No Brasil, há 14 pessoas com formação em yoga tibetano e sua oferta no SUS é exclusividade de Pará de Minas. As sessões de yoga têm duração de 1 hora e 15 minutos e são ofertadas, semanalmente, nos turnos da manhã e tarde, em 12 diferentes localidades, favorecendo o acesso de um maior número de pessoas. em média, são 20 praticantes por aula, sendo que alguns participam até 4 vezes por semana. Os recursos utilizados são colchonetes, tapetes, toalhas, caixa de som e microfone. Ao final da aula, é realizado auriculoterapia para os interessados, potencializando os benefícios do lu jong.
Os resultados da prática do lu jong no município são acompanhados através de relatos dos usuários e de seus familiares. Houve melhora da saúde física, redução da dor, correção postural, integração dos movimentos, aumentando a disposição e a energia para realização das atividades cotidianas. em relação à mente, declararam aumento da concentração, sensação de calma, equilíbrio das emoções, desenvolvimento da autopercepção e do autocuidado, consciência espiritual e maior alegria para desfrutar o momento presente no convívio familiar e social. Os profissionais de saúde perceberam diminuição no consumo de analgésicos, anti-inflamatórios e psicotrópicos pelos praticantes, menor procura por consultas médicas e atendimentos fisioterápicos. Conclui-se que o Lu Jong parece ser uma intervenção consistente, com boa relação custo-benefício e efeitos positivos, podendo ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. A gestão reconhece a necessidade de verificar e registrar os resultados, aprofundar no monitoramento e avaliação das contribuições e pretende ampliar outras práticas, que poderão contribuir com a otimização dos gastos, promoção da saúde, melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de sua população.
Rua Vereador Ildeu Alves Ferreira, 241 - Residencial Dona Tunica, Pará de Minas - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO