Olá,

Visitante

O Nasf de Armação dos Búzios como uma fênix em tempos sombrios: novas tecnologias a serviço do cuidado

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) se estabelece pela Portaria 154/2008, a fim de promover a integração das equipes de Saúde da Família (ESF), por meio do apoio matricial. Apesar de nascer em um contexto de contrarreformas, num cenário de ortodoxia neoliberal, se apresenta enquanto um importante mecanismo de suporte técnico-pedagógico e retaguarda especializada. Entretanto é desafiado pelas dificuldades políticas e econômicas que tencionam o setor saúde, segundo Bravo et.al (2020), ora golpeado por medidas de austeridade a exemplo da Ementa Constitucional 95/2016, posteriormente pelo pela Portaria 2979/20, que institui o financiamento por meio de carteira de serviços na Atenção Primária à Saúde, ferindo a universalidade, estimulando a realização de parcerias, contratação de serviços privados, a lógica produtivista e competitiva, bem como atacando frontalmente os NASF´s.

O cenário detonado pela pandemia do Coronavirus (Covid-19) em 2020 traz a cena os reflexos dessas orientações em curso desde a década de 1990 – as quais trataram de inferiorizar, desfinanciar, privatizar o SUS, sob forte argumento satanista que endossou a negligencia de recursos saturando a capacidade de atenção – apontando a necessidade de políticas públicas robustas, haja vista um cenário que atingiu de forma desigual os desiguais. Sob orientação da ciência o “ficar em casa” intencionava evitaria o colapso do sistema, portanto, era chegada a hora da atenção primária em saúde usar seu potencial preventivo, integralizado e dinamizador do cuidado, frente às orientações de suspensão de diversas atividades coletivas. Neste sentido, o NASF BUZIOS fez frente a propostas inovadoras de cuidado por meio das ações do projeto “Ligações Poéticas” e “Roda de conversa on-line” tratando de trazer à cena a importância da Atenção Básica em Saúde, num cenário em que fomos desafiados por um vírus letal que nos convocou à urgência de renascer das cinzas. Assim, reinventamos usando de modo ético e consciente as Tecnologias Informacionais e comunicacionais para estabelecer o diálogo, promover saúde e cuidado, via um enfoque comunitário, territorial e que deu centralidade a Atenção básica, potencializando um cuidado até então inviável.

Os objetivos da atenção primária em saúde foram contemplados, quer seja, a acolhida, a educação em saúde, a possibilidade de um cuidado integral via saberes de diferentes níveis assistenciais, ora tratados pela a equipe NASF a partir de um suporte técnico-pedagógico, afeito a construção de projetos terapêuticos junto à população, tendo em vista a construção de uma tecnologia capaz de identificar pessoas com quadros depressivos, dentre eles os profissionais de saúde, pessoas que sofrem violências e que muitas vezes não chegam às unidades de saúde.

Em 2020 a política de saúde é desafiada por um vírus letal que resgata a potência do serviço público fazendo valer o Sistema Único de Saúde universal, gratuito e de qualidade.

Principal

GABRIELE GOMES FARIA

fwgf20@gmail.com

ASSISTENTE SOCIAL

Coautores

Gabriele Faria e Junia Prosdocimi

A prática foi aplicada em

Armação dos Búzios

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Brás de Pina - Armação de Búzios

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

GABRIELE GOMES FARIA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2023

e atualizada em

04 dez 2023

Fim da Execução

22/03/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba