O centro de doenças infecciosas no cuidado às vulnerabilidades: ações para o combate às iniquidades

No município de Volta Redonda/RJ a Atenção Especializada (AE) está composta por 12 centros especializados sendo um deles o Centro de Doenças Infecciosas (CDI).O CDI oferece um atendimento integral e de qualidade, com foco na pessoa portadora de doença infecciosa. Além do atendimento médico em diferentes especialidades, paralelamente é oferecida assistência psicológica, farmacêutica, nutricional, fisioterapêutica, de serviço social e de enfermagem de forma acolhedora e humanizada.Também no CDI funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e centralizam-se as coordenações dos programas de Tuberculose, HIV/AIDS, Hanseníase e Hepatites Virais sendo ponto focal para os profissionais da RAS para esta referencia. O cuidado à população vulnerável sempre foi um grande desafio para o município, já que depende de fatores aquém das doenças e seus tratamentos, como os determinantes sociais de saúde e as interseccionalidades. Esta prática objetiva elencar as ações de gestão do CDI para a garantia da produção do cuidado em saúde na Rede de Atenção à saúde (RAS) com foco nas vulnerabilidades. A pessoa portadora de IST enfrenta além de um período longo de tratamentos o preconceito diário da sociedade, a marginalização.Mas como transversalizar o conhecimento técnico sobre os protocolos especializados das principais doenças infecciosas?Como garantir que o usuário receba dos seus territórios o gerenciamento satisfatório das complexidades compartilhadas por suas equipes? Quais ações integradas foram necessárias para a manutenção da saúde como direito da população vulnerável que mais precisa?

Dentre as ações realizadas está “O dia da mancha” onde dermatologistas do CDI e área técnica se deslocam aos territórios da APS,para avaliação a livre demanda de casos suspeitos de hanseníase junto às equipes assistenciais. Também foi concretizada a descentralização da Tuberculose(TB) iniciada em 2023.O processo exigiu reuniões continuas do programa de TB com a APS no desenvolvimento de fluxos como o do matriciamento realizado pelos pneumologistas do CDI nos territórios.Além disso, o funcionamento do CTA a livre demanda, garante o acesso em sigilo das pessoas para o aconselhamento e orientações voltadas para as ISTs,fornecendo testes rápidos para o diagnóstico de HIV,Sífilis,Hepatites B e C,profilaxia pré e pós exposição sexual (PREP/PEP).Os coordenadores dos programas específicos abriram canal com os profissionais de saúde,esclarecendo dúvidas monitorando os indicadores e auxiliando a condução da complexidade diante das iniqüidades.A gestão também distribui insumos de prevenção como: preservativos masculino, feminino e gel lubrificante,prepara periodicamente materiais de apoio como protocolos,folders e vídeos, divulgados nos canais da prefeitura voltados a assistência,promoção e prevenção de doenças infecciosas. O centro adquiriu papel estratégico na RAS,transversalizando pela assistência hospitalar clínica e pediátrica,pela maternidade e demais unidades da AE municipais,perpassando pela APS incluindo as vulnerabilidades do sistema prisional e do consultório na rua.

No programa de hanseníase, o município em 2024 quase que triplicou a captação de novos casos, provocando maior sensibilização dos profissionais da rede e das pessoas diante de uma suspeita clínica. Além disso, as capacitações e atualizações clinicas para os profissionais de saúde, dos protocolos desenvolvidos de HIV, Tuberculose, Sífilis e Hepatites virais permitiram a qualificação da RAS e mais segurança das equipes na condução dos casos. Sobre a Tuberculose, atualmente a APS é responsável pelo diagnóstico,tratamento e acompanhamento de todos os casos de TB sem complicações. Permitindo a garantia do acesso com a captação de mais casos e a diminuição das taxas de abandono ao tratamento. Apenas no CTA em 2024 foram acolhidas mais de três mil pessoas, onde se incluem atendimento para casais, inclusive, casais soropositivos e sorodiscordantes e pessoas em situação de risco para HIV. Foram realizados entre jan de 2023 e fevereiro de 2025 quase dez mil testes rápidos, quase trezentas PREP.Graças a todas essas ações que transversalizam a RAS, o município ganhou em novembro de 2024 o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV.O selo é concedido pelo Ministério da Saúde às cidades que realizam, de forma eficaz, ações de saúde com o objetivo de evitar a transmissão dessas doenças seja durante a gestação, parto ou amamentação.

Para a implementação desta prática cabe aos municípios a organização da Atenção Especializada de forma que transversalize pelos demais pontos da rede de atenção a saude, Além do comprimisso dos coordenadores dos programas de ISTs com a população de risco e vulnerabilidade, entendendo o papel de apoio aos profissionais de saúde responsáveis pelo cuidado direto às pessoas.

Principal

Silvia Mello dos Santos

silviamello30@hotmail.com

Medico de Familia e Comunidade

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua São João Batista, 46 - Niterói, Volta Redonda - RJ, 27283-240, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Silvia Mello dos Santos

Conta vinculada

14 mar 2025

CADASTRO

14 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!