Olá,

Visitante

Implementação do Centro de Saúde do Município de Biritinga: uMA Estratégia de Construção no Fortalecimento Das Ações de Imunização

Categoria não especificada

O município de Biritinga pertence ao território do sisal, sua densidade demográfica é ‘de 26,97 hab/km², a população estimada segundo IBE para o ano de 2017 é 16.653 habitantes. A população de Biritinga é formada por adultos jovens de 20-29 anos, seguido por adultos de 30-39 anos, e adolescente de 10-14 anos, seguido as demais faixa etária de idade. O fortalecimento das ações de imunização em busca da melhora da cobertura se consolidou através da capacitação da equipe de enfermagem que atua nas salas de vacina do município, contratação de técnico pra monitoramento dos indicadores, apoio dos Agentes de Saúde na busca ativa e ampla da atualização dos cartões de vacina, melhoria de informações veiculadas através das redes sociais e carro de som nas ruas da cidade e nas comunidades da zona rural. O Centro de Saúde deve ser um espaço que além de desenvolver acolhimento e habilidades, possa também possibilitar novos olhares e conquistas de metas no que tange as vacinas. O espaço ganha uma grande importância nesse tema devido a instituição ser um ambiente onde as pessoas possam ter melhor acesso pra levar as crianças e adultos. É fundamental a parceria entre as áreas de saúde, especificamente entre os Agentes de Saúde e os profissionais de enfermagem que atuam nas salas de vacina. Salienta-se a importância de toda equipe no processo de vacinação fortalecendo a cobertura vacinal do município. Palavras-chave: Imunização; Cobertura Vacinal; Vacinação.

Ao longo do tempo, a atuação do PNI tem apresentado avanços significativos na consolidação de uma estratégia nacional. As metas mais recentes incluem a eliminação do sarampo e do tétano neonatal, além do controle de outras doenças imunopreveníveis, como difteria, coqueluche e tétano incidental, hepatite B, meningite, formas graves de tuberculose e rubéola, além de manter a erradicação da poliomielite.

O fortalecimento das ações de imunização em busca da melhora da cobertura se consolidou através da capacitação da equipe de enfermagem que atua nas salas de vacina do município, contratação de técnico pra monitoramento dos indicadores, apoio dos Agentes de Saúde na busca ativa e ampla da atualização dos cartões de vacina, melhoria de informações veiculadas através das redes sociais e carro de som nas ruas da cidade e nas comunidades da zona rural. Conforme modelo abaixo: Texto divulgado pelo carro de som: “A secretaria de saúde de Biritinga comunica que a campanha de atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos começou!procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar a caderneta de vacinação do seu filho e no sábado dia 20 será o dia “D” da campanha de vacinação contra a Poliomielite. Na praça 23 de abril das 08:00 às 13:00.Compareça com cartão de vacina, cartão do Sus e RG.Secretário de Saúde Daniel Cerqueira”.

O Centro de Saúde deve ser um espaço que além de desenvolver acolhimento e habilidades, possa também possibilitar novos olhares e conquistas de metas no que tange as vacinas. O espaço ganha uma grande importância nesse tema devido a instituição ser um ambiente onde as pessoas possam ter melhor acesso pra levar as crianças e adultos. É fundamental a parceria entre as áreas de saúde, especificamente entre os Agentes de Saúde e os profissionais de enfermagem que atuam nas salas de vacina. Salienta-se a importância de toda equipe no processo de vacinação fortalecendo a cobertura vacinal do município.

Principal

MAIANE PEREIRA DOS SANTOS NERI

Coautores

Daniel Cerqueira do Nascimento, Paloma Carneiro, Patrícia Marques

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

22 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro