Olá,

Visitante

O Apoio do Telessaúde/Paraná na Regulação de Filas para Consultas Especializadas. Relato de Experiência do Município de Pinhais.

ObjetivoRealizar regulação de filas e espera para consultas especializadas com apoio do telessaúde/Paraná.MetodologiaA viabilidade deste projeto se deu por meio de parceria estabelecida entre o município de Pinhais e o Núcleo Universitário de Telessaúde da Universidade Federal do Paraná, que oportunizou ao município, teleconsultoria nas especialidades de Neurologia desde 2014 e Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Cardiologia, Reumatologia e Urologia desde 2017. Foram realizadas oficinas de capacitação para os profissionais da APS com orientação na utilização da plataforma e sensibilização destes sobre o programa Telessaúde. Após as oficinas instituiu-se como critério de encaminhamento para consultas para as especialidades com teleconsultoria disponível, estar descrito no encaminhamento a resposta do teleconsultor, com orientação para encaminhamento do usuário para avaliação de especialista.

Prestar assistência aos usuários do SUS desafia gestores e profissionais de saúde, na busca por ferramentas que garantam assistência qualificada e aumento da acessibilidade a serviços especializados. Segundo a OMS o uso de ferramentas tecnológicas contribui para ampliar o acesso à assistência na saúde pública, oportunizando apoio em pesquisas e atendimentos, principalmente, em países em desenvolvimento. Dentre as ferramentas com destaque, apresenta-se o Telessaúde, rede que interliga gestores de saúde, instituições formadoras, serviços especializados e Atenção Primária, oportunizando apoio diagnostico, pesquisa e educação em saúde. O Telessaúde Paraná faz parte desse programa e objetiva melhorar a resolutividade da Atenção primária tendo como ações a teleconsultoria de apoio e a educação permanente. O município de Pinhais buscou parceria com o Telessaúde Paraná e Atenção Primária, e instituiu a teleconsultoria como critério de Regulação para encaminhamentos de usuários para as especialidades de Neurologia, Dermatologia, Endocrinologia, Nefrologia, Reumatologia Cardiologia e Urologia.

Avaliados os resultados apresentados, observou-se que a parceria com o Telessaúde oportunizou qualificação e apoio a APS e ampliou o acesso da população assistência especializada em saúde. Notoriamente, a Teleconsultoria viabilizou equilíbrio entre oferta de vagas e demanda por consulta em algumas especialidades, destacando-se como ferramenta eficaz no apoio a Regulação de filas no município de Pinhais. No entanto faz-se necessário buscar outras estratégias de regulação, visto que a Teleconsultoria atualmente não contempla todas as especialidades.

Principal

Luciana Serena Parolin

A prática foi aplicada em

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Pinhais

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2016

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Prevenção do câncer de colo de útero e seguimento dos resultados alterados: uma experiência exitosa no município de São Félix
Bahia
Práticas
Assistência Domiciliar Aos Pacientes do Serviço de Atenção Especializada em Ist/Aids do Município de Vila Velha-Es
Espírito Santo
Práticas
Implementação da odontologia nas Utis do Hospital Regional Darcy Vargas (Hrdv) da Cidade de Rio Bonito/Rj
Paraíba
Práticas
Uso de rede social na intervenção fisioterapêutica de pacientes neuropediátricos durante a pandemia
Paraíba
Práticas
Implantação da Clínica de Cannabis Sativa, Beija Flor, no Município de Armação dos Búzios, Rj
Maranhão
Práticas
Preparando para a Grande Mudança” Assistência ao Usuário Candidato a Cirurgia Bariátrica: uma Vivência na Rede de Atenção Básica do Município de Juruaia/Mg
Minas Gerais
3 / 71234567