POR MEIO DE EDITAL DO IFB, FORAM SELECIONADOS ALUNOS MONITORES PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, NUMA JORNADA DE 6 HORAS SEMANAIS. PARA TAL PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DO UNIVERSO INCLUSIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. OS MONITORES RECEBERAM ORIENTAÇOES POR EMAIL ABORDANDO QUESTOES MAIS GERAIS E PESSOALMENTE FORAM ORIENTADOS AOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA COM AS QUAIS LIDARIAM. RESSALTOU-SE O CARÁTER ÉTICO NO TRATAMENTO

INCLUIR EM TERMOS PEDAGÓGICOS ALUNOS COM LIMITAÇÕES SENSORIAIS, MOTORAS, COGNITIVAS, MENTAIS, TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO E DEMAIS SÍNDROMES.ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS SÃO RECEBIDOS NA UNIDADE POR MEIO DE COTAS E SÃO REGISTRADOS A PARTIR DE LAUDOS MÉDICOS.SÃO ACOLHIDOS DESTE O PRIMEIRO DIA, EM AMBIENTAÇÃO, MAS NEM SEMPRE PODEM CONTAR COM MEDIADORES DO PORTE DE AEE OU PSICOPEDAGOGOS.

1- INCLUIR NO EDITAL COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES SUPERVISORES DA MONITORIA.2- POSSIBILITAR UM MAIOR NÚMERO DE MONITORES POR NÍVEL DE ENSINO.3- OFERECER FORMAÇÃO COMPLEMENTAR AOS MONITORES, ANTES DO EDITAL – TER COMO CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO.4- COMPARAR MONITORIAS QUE OCORREM EM OUTROS NAPNE NO PAÍS.5- SOLICITAR AVALIAÇÃO DOS PRÓPRIOS ALUNOS ACERCA DO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS INICIAIS DO PROJETO.

Principal

Sonia Carvalho Leme Moura Véras

sonia.veras@ifb.edu.br

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sonia Carvalho Leme Moura Véras

Conta vinculada

07 fev 2018

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas