- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
POR MEIO DE EDITAL DO IFB, FORAM SELECIONADOS ALUNOS MONITORES PARA O ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, NUMA JORNADA DE 6 HORAS SEMANAIS. PARA TAL PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DO UNIVERSO INCLUSIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. OS MONITORES RECEBERAM ORIENTAÇOES POR EMAIL ABORDANDO QUESTOES MAIS GERAIS E PESSOALMENTE FORAM ORIENTADOS AOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA COM AS QUAIS LIDARIAM. RESSALTOU-SE O CARÁTER ÉTICO NO TRATAMENTO
INCLUIR EM TERMOS PEDAGÓGICOS ALUNOS COM LIMITAÇÕES SENSORIAIS, MOTORAS, COGNITIVAS, MENTAIS, TRANSTORNOS DE DESENVOLVIMENTO E DEMAIS SÍNDROMES.ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS SÃO RECEBIDOS NA UNIDADE POR MEIO DE COTAS E SÃO REGISTRADOS A PARTIR DE LAUDOS MÉDICOS.SÃO ACOLHIDOS DESTE O PRIMEIRO DIA, EM AMBIENTAÇÃO, MAS NEM SEMPRE PODEM CONTAR COM MEDIADORES DO PORTE DE AEE OU PSICOPEDAGOGOS.
1- INCLUIR NO EDITAL COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES SUPERVISORES DA MONITORIA.2- POSSIBILITAR UM MAIOR NÚMERO DE MONITORES POR NÍVEL DE ENSINO.3- OFERECER FORMAÇÃO COMPLEMENTAR AOS MONITORES, ANTES DO EDITAL – TER COMO CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO.4- COMPARAR MONITORIAS QUE OCORREM EM OUTROS NAPNE NO PAÍS.5- SOLICITAR AVALIAÇÃO DOS PRÓPRIOS ALUNOS ACERCA DO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS INICIAIS DO PROJETO.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO