O projeto apresentado tem como objetivo geral e específico além do entretenimento, a promoção de saúde com intervenção terapêutica com animal, proporcionando um ambiente saudável e interativo para as crianças e seus acompanhantes, ajudando na diminuição do estresse, ansiedade gerados diante o adoecimento, entre outros fatores. A atividade foi realizada no Pronto Atendimento Infantil Vagalume, trata-se de uma prática terapêutica, que teve como objetivo principal a melhora da saúde emocional, diminuição do sofrimento, melhor adesão ao tratamento, proporcionando um momento lúdico, utilizando a interação com o animal. A atividade teve início no dia 11/10/2024 e término no dia 12/10/2024, foram dois dias de intervenção terapêutica, com duração de uma hora cada intervenção, em comemoração ao mês das crianças. A cadelinha Ceci da raça Corgi foi conduzida pela sua Tutora e psicóloga até o leito ou até a criança na recepção, foi promovido interação entre a criança e a cadelinha, pelo qual era proposto atividade lúdica (jogo).
Com o processo de adoecer, precisando a pessoa passar por um processo de internação, torna-se um fator estressante para a pessoa adoecida, gerando um fator de ansiedade para os pequenos, que vem desde a mudança da rotina, podendo trazer impactos na dinâmica familiar, estender até equipe médica, exigindo manejo para lidar com possíveis consequências, independente das causas. (BARBOSA; CRAHIM, 2019). A atividade assistida com animais, como medida complementar ao tratamento medicamentoso, trazendo como benefício a melhora da saúde física, emocional e sensação de bem estar e, seus benefícios são comprovados na literatura científica, bem como em outras áreas como pediatria, geriatria, psiquiatria, etc. (CRIPA ; FEIJÓ, 2014).
Crianças relataram sentimento de alegria, os pais ou acompanhantes com olhares atentos, demonstrando surpresa e contentamento ao ver a interação dos filhos com a cadelinha e brincando.
Criança saindo do leito para interagir com a cadelinha Ceci, as que aguardavam atendimento na recepção brincaram com a cadelinha, sendo oferecido pela Tutora brincadeiras.
A equipe multiprofissional interagiu com a Ceci, demonstrando satisfação e afeto além de proporcionar para as crianças e equipe multiprofissional o contato com um cão terapeuta treinado e submetidos a protocolos de higiene e saúde de forma rigorosa, a fim de evitar riscos de contaminação. Diante do que foi exposto, a atividade teve como proposta trazer um pouco de conhecimento sobre atividade assistida por animais e seus benefícios com as crianças que estão em processo de adoecimento em contexto de Pronto Atendimento Infantil e toda equipe que puderam participar e acompanhar a atividade.
Com a prática da atividade assistida por animais, foi possível observar os benefícios trazidos para a melhora da saúde emocional, foi perceptível a interação entre o animal e todos que estavam presentes, foi trazido relato de sentimentos de alegria e bem estar proporcionando um ambiente saudável e acolhedor para todos que participavam. Houve interação significativa das crianças e todos que estiveram presente durante a intervenção com a cadelinha, proporcionando momento de descontração, interação, demonstração de sentimentos de alegria e bem estar, corroborando com alguns estudos já realizados sobre o tema. Diante dos benefícios trazidos com a prática e em pouco tempo de intervenção, recomendo que a prática seja frequente em todas a Unidade de Saúde, podendo colaborar com a diminuição do sofrimento tanto do que estão em processo de adoecimento quanto seus acompanhantes.
Vagalume Saúde Infantil - Rua Manuel de Oliveira - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO