Modelo de gestão por competências: aproveitando as qualificações profissionais e pessoais na gestão participativa

O gerenciamento de profissionais com diferentes formações acadêmicas e perfis de trabalho, torna-se um desafio a gestão, além das habilidades e conhecimentos técnicos individuais, cada profissional possui um diferencial, nem sempre natos de sua formação acadêmica. A gestão dentro de um melhor aproveitamento das qualificações dos profissionais e organização do trabalho em um contexto de planejamento por competências, buscando-se um aproveitamento das qualificações que o profissional realiza com excelência e, dentro desta perspectiva direcionar o trabalho voltado ao aproveitamento destas qualificações, fortalecendo as qualidades individuais, com busca de uma participação efetiva no processo de trabalho e fortalecimento do trabalho em equipe e espírito inovador numa visão de trabalho coletivo e de busca do fortalecimento das ações cotidianas. Nessa iniciativa de gestão, buscou-se identificar competências inerentes a cada membro da equipe de trabalho, direcionando uma gestão democrática.

Criar um modelo de gestão com o aproveitamento das qualidades natas dos profissionais e gestores dentro de uma gestão democrática e participativa. Específicos: organizar o fluxo de trabalho com maior resolutividade, estimular as qualidades individuais. Primeiramente, identificamos, através de reuniões de planejamento, as qualidades e características dos profissionais. Buscou-se remanejar as funções de acordo com as melhores características individuais dentro das funções: planejamento, gerenciamento, atendimento e acolhimento, gestão administrativa, supervisão e apoio técnico. Após análise, iniciamos estudo de mudanças, buscamos qualificar os profissionais e melhorar o ambiente de trabalho, e resolver os problemas de relações interpessoais. Avaliamos os resultados após mudanças, iniciou-se reuniões periódicas objetivando que os profissionais deem sugestões de ações para melhoria da qualidade do atendimento e qualificação profissional, com planejamento imediato, a médio e a longo prazo.

Com a efetiva contribuição dos profissionais no processo de trabalho e uma participação mais ativa e efetiva, observou-se uma melhoria da qualidade do atendimento, com os profissionais atuando dentro de funções que mais se assemelham a suas qualidades inerentes a função exercida. Com o planejamento de funções teve-se um estímulo a atuação mais efetiva dos trabalhadores de saúde. Através das trocas de ideias e diálogo conseguiu-se amenizar os problemas de relações pessoais e criar uma visão mais coletiva de trabalho com uma finalidade única de qualificação do atendimento aproveitando as características de gestão, supervisão, planejamento e atendimentos aos usuários SUSConclui-se que a gestão participativa proporcionou uma atuação mais ativa dos profissionais com aproveitamento qualitativo das características técnicas, administrativas e de gestão, e formação de um equipe voltada ao fortalecimento das ações do SUS, com uma visão mais ampla do trabalho individual e coletivo, e um planejamento voltado a buscar potencializar as qualidades e estar atento a um gerenciamento e gestão com ações que devem ser tomadas imediatas e a longo prazo com a participação de todo.

Principal

Divaldo De Stefani

divaldostefani@uol.com.br

Coautores

Yusnier Aguilera Pratt, Dayane Fernanda De Melo Cauneto

A prática foi aplicada em

Tamboara

Paranavaí

Tamboara

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Paranavaí (PR)

Rua Francisco Isidóro de Oliveira - Jardim Maringa, Paranavaí - PR, 87704-030, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Dayane Fernanda De Melo Cauneto

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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