Olá,

Visitante

Elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de São Pedro do Ivaí: Ouvindo Os Trabalhadores

o município de São Pedro do Ivaí – PR apresenta população de 10. 928 habitantes, com cobertura de 94,7% das Equipes da Saúde da Família (eSF). o gestor municipal, na ocasião recém-nomeado, em contato com a equipe municipal de saúde, sentiu a necessidade de propiciar um espaço qualificado para motivação e qualificação dos trabalhadores de saúde, bem como de integração entre os serviços de seu município. em contato com a coordenação da Comissão de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (CIESC) da 16ª Regional de Saúde de Apucarana – PR (16ª RSA) foi incentivado a desencadear a elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS) conforme as bases conceituais e diretrizes do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRo EPS-SUS) e Portaria n° 3.194, de 28 de novembro de 2017/MS, cuja adesão já havia sido formalizada pelo município e nenhum andamento havia sido dado até então.

Elaborar o PMEPS do Município de São Pedro do Ivaí – PR, de maneira ascendente, de acordo com as necessidades dos trabalhadores e dos serviços em saúde, visando a melhoria do atendimento á população de forma efetiva, em parceria com a CIESC regional Consistiu de três oficinas de 04 h cada, com discussões em grupos, e todas se iniciavam com uma palestra motivacional e encerravam-se com comemorações festivas. Na primeira (25/01/19) foram discutidos a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), as Redes de Atenção à Saúde (RAS), o PRO-EPS-SUS e as potencialidades e fragilidades para atuação nas RAS. Na segunda oficina (01/03/19), foram debatidos os principais indicadores epidemiológicos do município e sua capacidade instalada, propostas de superação/enfrentamento das dificuldades condizentes com a EPS e aplicado um questionário para avaliação do processo percorrido. No terceiro encontro foi discutido o resultado das avaliações e a proposta do plano de EPS conforme as necessidades locais.

as oficinas contaram com a participação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), assistência farmacêutica, gestão/administração e vigilância em saúde (VISA). Foram identificadas necessidades de capacitação para atendimentos de urgência e emergência, pré-natal, cuidados com idosos, controle social e saúde mental na atenção básica. Também foram elencadas oficinas para reorganização dos processos de trabalho para atendimento às pessoas com deficiência, idosos, atenção materno infantil, saúde do trabalhador, desenvolvimento de ações de matriciamento entre os pontos de atenção nas RAS e integração das equipes da atenção básica, com ações interdisciplinares.as oficinas cumpriram o objetivo esperado, pois a elaboração do PMEPS foi realizada de forma ascendente, com priorização de trabalhos em grupo, participação ativa da CIECS, da equipe regional e dos trabalhadores do município. Estes consideraram válido o processo, sentindo-se valorizados, motivados e partícipes da gestão. Sugere-se que, em ocasiões futuras, deve-se incluir o controle social e aumentar o tempo para as discussões nos grupos. o PMEPS será desenvolvido a partir de 26/04/19.

Principal

Stela Maris Lopes Santini

stelamaris08@gmail.com

Coautores

Izaque Luís De Souza, Maralucia Guedes Da Costa Vicente, Mércia Aparecida De Paula

A prática foi aplicada em

São Pedro do Ivaí

Paraná

Sul

Instituição

Praça Padre José Rossi, 354 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Izaque Luís De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal