Olá,

Visitante

MATERNIDADE CONSCIENTE: CONHECIMENTO INTEGRAL ÀS GESTANTES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB

O município de Queimadas está situado na região semiárida do Estado da Paraíba, distante 134 quilômetros da capital, João Pessoa – PB. Faz parte da Microrregião de Campina Grande-PB, inserida na Mesorregião do Agreste Paraibano, uma das quatro em que está dividida a Paraíba, possuindo uma área territorial de 409 km².
Possui aproximadamente 47 mil habitantes (IBGE/2022), sendo a 12ª cidade da Paraíba em números de habitantes e a maior cidade do Estado em número de moradores rurais. Dentre esta população, foi possível identificar 346 mulheres em período gestacional.
A partir disto, o projeto visou fornecer a capacitação às mulheres sobre intervenções, desmistificação de mitos e favorecimento da aprendizagem de temas importantes durante a gestação, parto e pós-parto, informando-as e auxiliando-as a passarem pelo seu período gestacional com mais tranquilidade. Para contemplar essa demanda, o projeto envolveu profissionais de odontologia, medicina, psicologia, nutrição, enfermagem e serviço social da saúde, além da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Foram criados grupos com média de vinte a trinta gestantes de diferentes Unidades de Saúde, convidadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, e promovidos encontros quinzenais, sendo em cada um deles ofertado uma palestra e/ou oficina.
Os temas e conteúdos trabalhados no grupo foram definidos de acordo com as necessidades das gestantes, a partir das demandas identificadas pelas UBSFs: desenvolvimento da gestação, primeiros socorros, sexualidade, cuidados com o recém-nascido e vacinação infantil, além de capacitações em parceria com as especialidades (nutrição, odontologia e serviço social): alimentação balanceada, cuidados com a saúde bucal, importância do aleitamento materno, e os direitos das gestantes.
Além disso, entendendo a importância do suporte emocional e da rede de apoio, o projeto ainda contempla temáticas sobre saúde mental, o papel do acompanhante e terapias integrativas que contribuem significativamente para o conforto e vínculo do bebê com a sua família.
Com o objetivo de abranger ainda mais este público, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, captando gestantes em situação de vulnerabilidade social.
As capacitações foram adaptadas às necessidades específicas e culturais das mulheres assistidas, e foram fornecidas informações atualizadas e baseadas em evidências científicas, garantindo que as gestantes estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo sua experiência de gravidez e parto.

A partir da execução do Projeto foi vista uma maior interação e favorecimento entre o conhecimento técnico e o popular através da didática utilizada, tornando mais próximos os profissionais das gestantes da comunidade, beneficiando assim as ações educativas de prevenção e promoção de saúde.
Foi possível perceber a importância da integralidade do cuidado, visto a participação de serviços de diversas áreas com o mesmo objetivo: garantir o cuidado a mulher em sua totalidade.

A capacitação para gestantes desempenha um papel fundamental na promoção da saúde materna e fetal, diminuição do medo e ansiedade, tomada de decisões informadas e preparação para a maternidade. Ao receberem informações e apoio necessários, as gestantes estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios da gravidez e do parto, cuidando de si mesmas e de seus bebês durante essa fase importante da vida.
A iniciativa, que envolveu diversas áreas, promoveu orientações de cuidados às gestantes do município, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida tanto para a mãe, quanto para a criança.

Principal

Emanuely de Farias Albuquerque

emanuelyalbpmq@gmail.com

Coordenadora E-multi

Coautores

Emanuely de Farias Albuquerque, Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Andressa Carolina Sousa de Araújo Góes, Gilverlânia da Silva Aragão Queiroz

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sebastião Lucena, 65 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emanuely de Farias Albuquerque

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ampliação da captação de mulheres para cobertura de exame citopatológico no município de Ingá.
Paraíba
Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba
Práticas
Expansão do teste do pezinho no município de Umbuzeiro – PB : garantindo triagem neonatal nas comunidades rurais.
Paraíba
Práticas
Odontologia de mínima intervenção e Programa Saúde na Escola: a saúde bucal além do consultório
Paraíba
Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba