Olá,

Visitante

PRÁTICAS INTEGRATICAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB

A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PNPIC), FOI ESTABELECIDA NO BRASIL ATRAVÉS DA PORTARIA GM/MS N° 971, DE 03 DE MAIO DE 2006, COM DIRETRIZES QUE NORTEIAM ABORDAGENS TERAPÊUTICAS VISANDO A PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS AGRAVOS A SAÚDE. DESDE MARÇO DE 2020, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA PALMEIRA, VEM IMPLEMENTANDO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA, COM A PROPOSTA DE OFERTAR ALTERNATIVAS AMPLIADAS DE CONDUTAS NÃO ALOPÁTICAS AOS SEUS USUÁRIOS, TORNANDO-SE REFERÊNCIA NO PIONEIRISMO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS NA REGIÃO CIRCUNVIZINHA.

OBJETIVO GERAL:
PREVENIR AGRAVOS A SAÚDE E PROMOVER PREVENÇÃO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS, NO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– OFERTAR FORMAS TERAPÊUTICAS NÃO ALOPÁTICAS;
– POSSIBILITAR CONHECIMENTO E ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE A PNPIC;
– REDUZIR O USO INDISCRIMINADO DE DROGAS MEDICAMENTOSAS;
– PROMOVER SAÚDE E BEM ESTAR AOS USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.

FOI OFERTADO INICIALMENTE, CURSO BÁSICO DE PICS AOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE, COM AULAS SEMANAIS, PRESENCIAIS, ABORDANDO AS SEGUINTES PRÁTICAS: ENTOSOTERAPIA, MASSAGEM, REFLEXOLOGIA PODAL, AURICOLOTERAPIA, FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS E AROMOTERAPIA. COM A EQUIPE DEVIDAMENTE CAPACITADA, FOI DISTRIBUÍDO MATERIAL DE ATENDIMENTO AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ÂNCORAS DA ZONA URBANA E RURAL, E A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, PARA INSERÇÃO DAS TERAPIAS NA ROTINA DE ATENDIMENTO DIÁRIO DAS EQUIPES. EM FEVEREIRO DE 2021, FOI INAUGURADO O CENTRO MUNICIPAL DE ESPECIALIDADES E TERAPIAS, COM A CONTRATAÇÃO DE UM TERAPEUTA INTEGRATIVO, CONTEMPLANDO MAIS DE 11 PRÁTICAS DISTINTAS NO CAMPO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E NATUROPATIA, SENDO ELAS: ACUPUNTURA SISTÊMICA, QUIROACUPUNTURA, AURICULOACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA, FITOTERAPIA, AROMATERAPIA, ACUPUNTURA EMOCIONAL, EFT, CRISTAIS RADIÔNICOS E PROGRAMADOS, VENTOSATERAPIA E MOXABUSTÃO. ÁS PRÁTICAS ALCANÇAM ATÉ HOJE, USUÁRIOS DE DIVERSOS PERFIS, E TODAS AS FAIXAS ETÁRIA. OS ATENDIMENTOS SÃO OFERTADOS SEMANALMENTE NO CENTRO MUNICIPAL DE ESPECIALIDADES E TERAPIAS (CMET), E REGISTRADOS NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO (PEC). O ACOLHIMENTO DOS PACIENTES É REALIZADO ATRAVÉS DE ENCAMINHAMENTOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, E DEMANDA ESPONTÂNEA, ALÉM DE ACOLHER SERVIDORES PÚBLICOS, AFIM DE PROMOVER SAÚDE DO TRABALHADOR. TAMBÉM É REALIZADA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAÇÕES FITOTERÁPICAS GRATUITAMENTE, QUE SÃO PRESCRITAS PELOS PROFISSIONAIS E ENTREGUES NA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO.

DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DAS PICS NO MUNICÍPIO, APROXIMADAMENTE 150 USUÁRIOS FORAM BENEFICIADOS COM DESMAME DE MEDICAÇÕES ALOPÁTICAS, POR USO CRÔNICO INDISCRIMINADO DE PSICOTRÓPICOS E ANALGÉSICOS. OUTROS DIVERSOS, FORAM ATENDIDOS PARA TRATAMENTO DE OUTRAS PATOLOGIAS. OUVE UM NOTÓRIO AUMENTO NA DEMANDA DA PROCURA PELAS PICS COMO PRIMEIRA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA DORES DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO, DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS, PROBLEMAS EMOCIONAIS E PSICOSSOCIAIS, ENTRE OUTROS, REDUZINDO OS RISCOS DE DEPENDÊNCIA DE DROGAS MEDICAMENTOSAS.

PROMOVER CAPACITAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM PICS, CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE OS BENEFICIOS DAS PICS ATRAVÉS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, INSERIR PROFICIONAIS ATUANTES EM PICS NAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES, FACILITAR O ACESSO DOS USUÁRIOS AS TERAPIAS.

Principal

Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima

delis.pam.fisio@gmail.com

Coordenação de Atenção Primária á saúde

Coautores

DÉLIS PÂMELLA DE FÁTIMA DANTAS LIMA

A prática foi aplicada em

Nova Palmeira

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Almisa Rosa, 237

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

12/03/2020

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento das doenças crônicas
Rio de Janeiro