Institucionalização da Assistência Farmacêutica no município de Pomerode

A Assistência Farmacêutica (AF) é determinante para a resolubilidade da atenção e dos serviços em saúde e envolve a alocação de grandes volumes de recursos públicos. Existe um distanciamento entre a AF legalmente estabelecida e a AF real dos municípios. Entre os problemas encontrados estão o desabastecimento e a ausência de orientação ao usuário. A falta de condições apropriadas faz com que o serviço não desempenhe suas funções de forma a assegurar o acesso e a qualidade do cuidado. Promover o acesso e o URM dentro de uma dificuldade orçamentária, exige o aperfeiçoamento e a busca por novas estratégias, com propostas que garantam: a eficiência e a integralidade das ações, a consolidação dos vínculos entre os serviços e a população, a acessibilidade e o URM. Com isso, estratégias reguladoras, gerenciais e educativas poderão contribuir para melhor acesso da população ao serviço farmacêutico, bem como serão responsáveis por uma maior efetividade e eficiência com os gastos públicos.

Este relato de experiência tem a finalidade de demonstrar que estratégias reguladoras, gerenciais e educativas dos processos de gestão da AF ampliam o acesso a medicamento para a população, promovem o acesso ao serviço farmacêutico e o uso racional d Foram utilizadas estratégias, que estão alinhados as diretrizes do SUS, para o desenvolvimento da Gestão da AF. Estratégias reguladoras: Política Municipal de Coordenação da Normatização da Prescrição no Organograma no Plano Municipal. Gerenciais: autonomia no gerenciamento da aquisição compartilhada, Instituição da CFT, revisão da Remune. Dispensação normatizada inserção do farmacêutico no Nasf-AB. Ampliação da atuação criação de cargo de nível médio na AF planejamento estratégico para a AF. Educativas: divulgação da Remune. Guia farmacoterapêutico: protocolos de dispensação capacitação dos profissionais campanhas educativas e rodas de conversa com gestores, trabalhadores e usuários. Sensibilização sobre URM.

Alguns resultados: Estratégias Reguladoras: Política Municipal de AF por meio de decreto. Coordenação da AF instituída por lei. Farmacêuticos na construção do plano municipal. Orçamento da AF baseado nas necessidades do serviço e na ampliação do acesso. Gerenciais: Autonomia no gerenciamento da AF. Ampliação dos recursos humanos. Utilização de 15% do recurso do CBAF conforme lei na adequação da ambiência. Aquisição por meio de consórcio. Instituição da CFT. Farmacêutico inserido no NASF-AB. Realização de planejamento para a AF com o envolvimento das eSF. Aquisição de medicamentos em embalagem fracionável. Educativas: Divulgação da Remune. Elaboração de guia farmacoterapêutico. Capacitação dos profissionais. Eventos para o URM. O fortalecimento da AF é prioridade na consolidação de um SUS equânime, universal e integral. Os resultados demonstraram a capacidade de gestão da AF e de organização do serviço. Assim podemos avançar e aprimorar a implementação, o monitoramento e a avaliação contínua das políticas farmacêuticas no município, permitindo ampliar o conhecimento na área, estabelecer indicadores municipais sobre o acesso e aferir os esforços governamentais investidos no acesso e na garantia dos benefícios da AF.

Principal

Ligia Hoefner

farmasaude@pomerode.sc.gov.br

Coautores

Cassandra Spies, Luciana Fernandes De Oliveira, Marcelo Cleyton De Castro

A prática foi aplicada em

Pomerode

Pomerode

Pomerode

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Pomerode (SC)

Rua Hermann Weege, 677 - Centro, Pomerode - SC, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcos Bonmann

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas