Toda a gestão necessita de ferramentas na sua organização, e não seria diferente na saúde pública. A perda de dados interfere diretamente na produção e na série histórica da Secretária da Saúde, tornando falha as ações do gestor. Dessa forma, a busca pelas novidades tecnológicas na área da informação é inevitável. A tecnologia vem se aperfeiçoando a cada segundo, tornando-se uma facilitadora em vários setores da gestão pública, e no âmbito da saúde ela tornou-se uma ferramenta indispensável, pois com ela podemos obter resultados mais efetivos quanto a diagnósticos e dados estatísticos, tornando as demandas do município mais visíveis. Analisando as carências, podemos traçar estratégias, elaborar projetos e executá-los de maneira mais eficiente, dando à atenção primária o papel que lhe é de direito dentro da saúde municipal; o de prevenção.
O presente trabalho objetivou a implantação de um sistema de informação para efetiva melhora no atendimento dos pacientes através do prontuário eletrônico, aprimorando o desempenho na coleta de dados estatísticos e organização dos setores da gestão. Entendendo que a secretaria da saúde necessitava de um sistema de informação para apurar sua gestão, em um primeiro momento, se tentou utilizar o sistema PEC do SUS, porém a ferramenta só atendia a atenção básica, e o município conta com outros tipos de serviços, por meio de uma comissão composta pelos responsáveis de cada setor da secretaria, foi elaborado um resumo com as necessidades para gerir e melhorar os atendimentos. Através desse documento, foi solicitado a abertura de um edital de licitação, foram pesquisadas empresas especializadas para o processo, sendo contratada a que melhor se adequou ao edital. A implantação foi acompanhado por profissionais que auxiliaram na gestão e montaram o sistema conforme as necessidades do município.
Após o início da implantação, houve uma melhora significativa em todos os setores envolvidos, as unidades de saúde do município começaram a utilizar o prontuário eletrônico facilitando a troca de informações, com isso ocorreu a diminuição de solicitações de exames e receitas sem necessidade, no faturamento tivemos o encaminhamento dos dados de procedimentos e atendimentos do município com menos, glosa para envio do Boletim de Procedimento Ambulatorial (BPA). No setor de regulação do município, houve uma desburocratização do processo, pois o paciente já sai encaminhado do consultório médico quando necessário para atendimento com especialistas do município. Além de contribuir para controle e economia de compras de medicamentos e serviços. De modo geral, pode-se constatar que a informatização tornou-se peça fundamental para que o gestor da secretaria tomasse as decisões corretas, em relação à continuidade de atendimentos, compras de serviços, materiais e medicamentos. Além de facilitar o trabalho dos setores os quais hoje conseguem obter dados estatísticos com as reais demandas do município, facilitando as informações que são enviados para o Ministério da Saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO