Olá,

Visitante

na Rua Por Eles e Elas na Promoção e Prevenção

Os incontestáveis progressos no Sistema Único de Saúde (SUS) a favor das necessidades e direitos trouxeram irrenunciáveis concretizações e expertises condensadas na atenção integral à saúde. o trabalho realizado pelos profissionais do sexo reforça a necessidade de que sejam implantadas politicas públicas contendo intervenções estratégicas dos serviços de saúde. o município do Rio Grande por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), com o intuito de atender a população de profissionais do sexo e facilitar o acesso ao SUS, identificou de maneira benéfica atentar para um público historicamente discriminado e sem visibilidade, justificando a relevância desse projeto para desenvolver intervenções transformadoras de cuidado continuado. Fundamentado nos princípios do SUS e na formulação de politicas públicas, o trabalho realizado pela SMS-RG buscou a ampliação da cidadania, englobando um grupo focal exposto a riscos de saúde, incluindo ações de prevenção e combate as IST´s.

Assistir os profissionais do sexo através da abordagem de rua, oportunizando inclusão e acesso aos serviços de saúde. Profissionais envolvidos: um enfermeiro, um assistente social, um educador social e um motorista. Período: De agosto a dezembro de 2018. A partir do mapeamento das áreas de prostituição, os profissionais da saúde durante dois dias da semana no período noturno (Das 20:00 ás 00:00h), realizaram testes-rápidos encaminhamentos para os serviços de saúde, educação para a saúde, entrega de preservativos e orientação social.

Profissionais do sexo atendidos: 200 Áreas de prostituição identificadas: 20 Preservativos femininos distribuídos: 200 Preservativos masculinos distribuídos: 1500 Lubrificantes íntimos distribuídos: 500 Testes rápidos realizados: 40 Atendimento Social: 40A partir da experiência com os profissionais do sexo foi possível identificar a importância do Sistema Único de Saúde apresentar faces e estratégias de promoção e prevenção, aproximando-se da realidade de diversos grupos, havendo a necessidade de que os profissionais desse sistema sejam capacitados para atuarem de maneira diversificada, possibilitando acesso. A articulação das redes de serviço potencializa o cuidado, empodera o usuário e atua diretamente com a saúde integral.

Principal

Denise Duarte Grafulha Da Costa

denise01dgc@hotmail.com

Coautores

Michele Peixoto

A prática foi aplicada em

Rio Grande

Rio Grande do Sul

Sul

Marechal Floriano Peixoto 279 Ap 202

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maicon Lemos

maiconsms@riogrande.rs.gov.br

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo