- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O município de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o projeto de informação em saúde preventiva nos meios de comunicação desde janeiro de 2018. A inclusão de todos os atores participantes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para um melhor desenvolvimento das ações propostas. A utilização do trabalho de comunicação e informação promovendo o protagonismo das equipes de saúde e dos usuários põe em prática a corresponsabilização de todos os envolvidos no processo de produção de saúde. Na observação da carência de um meio que orientasse de maneira eficaz e em grande abrangência a comunidade sobre educação em saúde, e no intuito de inserir a equipe de saúde como agente participativo na melhoria da qualidade de vida da população é que surgiu o presente projeto.
Repassar informações importantes sobre a prevenção de doenças, promover maior visibilidade das ações de saúde para fortalecer os serviços, estimular a participação do trabalhador da saúde e comunidade nessas ações tornando-os multiplicadores da informação. Os programas em forma de entrevista são, na maioria das vezes, ao vivo com duração de 10 a 15 minutos nas duas emissoras de rádio FM e uma TV locais e incluem como convidados os representantes dos serviços de saúde. A periodicidade é semanal, com dia e horário fixos de veiculação e os temas estão relacionados a enfermidades em evidência, eventos, datas comemorativas da saúde e serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. É solicitado ao entrevistado que utilize de linguagem popular para uma melhor compreensão do tema pelos ouvintes. Os programas também são repassados nas redes sociais através de grupos em aplicativo popular.
Num total de 44 programas exibidos em 2018 e 14 programas exibidos em 2019, temos uma avaliação inicial positiva revelando um alcance dos objetivos na educação em saúde, na integração ensino-serviço-comunidade através dos meios de comunicação, na participação dos trabalhadores de saúde como sujeitos de divulgação de informações pertinentes ao próprio ambiente de trabalho e na abrangência da informação perceptiva nos comentários de satisfação dos ouvintes e do aumento na participação nas ações da Secretaria de Saúde, bem como nas sugestões frequentes de novas pautas para os programas, percebendo assim a aprovação do público beneficiado. Temos, assim, a convicção de que os meios de comunicação podem ser utilizados, de maneira adequada, para sensibilizar a comunidade quanto ao autocuidado, promover interação entre os setores da Secretaria de Saúde, repassar informações qualificadas e de serviços em saúde a uma grande quantidade de pessoas em curto espaço de tempo e melhorar a qualidade de vida através de mudança de atitudes pela informação.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO