- Atenção Primária à Saúde
Silvia Melo
- 20 set 2024
Amapá
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade conta com o módulo de Estágio na Comunidade (EC) que estimula desenvolvimento de competências e habilidades que contemplem a auto-gestão e protagonismo dos residentes favorecendo o fortalecimento da rede de serviço e vínculo SUS comunidade. Neste sentido optou-se por trabalhar com a categoria de comunidades tradicionais e vulneráveis, visto que este era o cenário expresso no território de abrangência. A comunidade Vale da Cachoeira está localizada no território de saúde Apinajé 2 em Palmas-TO. Por estar situada na zona rural os mesmos possuem difícil acesso aos serviços e ações em saúde. Desse modo a implantação do grupo de EC fez-se necessário por sua relevância para promoção da qualidade de vida e redução de vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos determinantes e condicionantes dessa população, além disso, fortalece ações com o foco na autonomia e construção de processos sociais dessa comunidade.
Ofertar ações de educação em saúde, promoção e prevenção de doenças e agravos a saúde da comunidade, proporcionando melhora da qualidade de vida e maior integração dessa população com o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) de referência no município d Trata-se de um relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no módulo de EC, no período de março de 2018 até o presente momento. Para dar início as intervenções de educação em saúde na comunidade Vale da Cachoeira, foi realizado no primeiro momento pelos residentes, uma visita in loco afim de desenvolver um diagnóstico situacional da comunidade e para em conjunto com a mesma definir e alinhar as atividades que seriam desenvolvidas durante os encontros, após esse momento, foram acordados encontros quinzenais para realizações de atividades com os temas sugeridos. as ações compreenderam oficinas, atividades lúdicas, dinâmicas e rodas de conversas.
No decorrer do EC foram desenvolvidas ações relacionadas a prática de atividade física e esporte (judô), orientações nutricionais voltadas a adoção de hábitos alimentares saudáveis, orientações posturais, uso de fitoterápicos, aleitamento materno e introdução a alimentação complementar, mitos e verdades referentes a saúde bucal, oficinas culinárias, além de palestras motivacionais e gincanas lúdicas. Tais atividades, buscaram promover melhora da qualidade de vida e estado de saúde da comunidade e proporcionar através da problematização e do diálogo que a população tivesse autonomia da tomada de decisões quanto ao autocuidado.as ações desenvolvidas durante o EC Vale da Cachoeira fomentaram troca de conhecimento junto aos residentes executantes das ações e população alvo. Fidelizando e garantindo um espaço regular para realização de educação em saúde na zona rural, visando a promoção de saúde, prevenção de doenças e ampliação da autonomia e co-responsabilidade dos sujeitos inseridos na comunidade. Além de contribuir com o protagonismo dos residentes em campo e para o fortalecimento do vínculo entre CSC e comunidade.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO