Para o planejamento, construção, implantação e avaliação do instrumento, em forma de infográfico, foram realizadas cinco etapas: Etapa 1: Realizada uma revisão narrativa de literatura, abordando o Pré-Natal na APS e os indicadores. Etapa 2: Definição dos indicadores prioritários para o pré-natal segundo o Ministérios Saúde, efetivados no Previne Brasil. Etapa 3: Para elaborar o infográfico, foi utilizado o programa CANVA. Após definido o modelo do layout, optou-se pela confecção do infográfico em quatro partes, sendo a primeira destinada a informações gerais comum ao alcance de todos os indicadores, e as outras três, cada uma com informações pertinentes a cada indicador: proporção de gestante com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira antes da 20ª semana de gestação
Verificando os dados dos indicadores de desempenho fornecido pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), no primeiro quadrimestre de 2021 apenas 37% das gestantes realizaram 6 consultas, 47% realizam teste rápido para sífilis e HIV na gestação, e 14% passaram por atendimento odontológico. Considerando o segundo quadrimestre de 2021, 32% das gestantes realizaram 6 consultas, 46% realizaram teste rápido para sífilis e HIV na gestação, e 15% passaram por atendimento odontológico. É possível constatar que o município não alcançou nenhum dos indicadores, visto que a meta para estes é de no mínimo 60% (BRASIL, 2021). Como questão problema, destacam-se: registros inadequados
Na expectativa de contribuir com o alcance dos indicadores preconizados no Previne Brasil, o presente infográfico sintetiza as informações necessárias para a assistência e o registro no prontuário eletrônico dos atendimentos às gestantes na APS. Trata-se de uma tecnologia inovadora de saúde a qual passará por ciclos contínuos de reflexão na ação, proporcionando espaços significativos no processo de trabalho, unindo o científico e a realidade prática, despertando novas ideias, proporcionando reflexão acerca da prática profissional, motivando assistência diferenciada ao usuário. Pretende-se por meio desse relato de experiência estimular que novas estratégias inovadoras sejam elaboradas nas diversas searas que são de responsabilidade da APS.
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