Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência

O município tem cobertura de 100% de Atenção Primaria à Saúde associado a uma rede de serviços especializados que corroboram com o alicerce da APS, como as equipes E-multi, a policlínica e outros serviços que prestam atendimento à população. O presente estudo descreve a implantação de atendimentos de laserterapia na rede de atenção à saúde do município de Pilar por profissionais que compõem a rede de serviços. Tendo como público-alvo os usuários atendidos nas Unidades de Saúde da Família e no atendimento domiciliar como terapêutica complementar.
Tendo em vista a necessidade de implantação de programa de ação de melhora da qualidade de vida dos pacientes nos serviços básicos de saúde, esse projeto viabilizou, comparativamente a afetados pela mesma lesão, porém de outras etiologias, a utilização da laserterapia de baixa intensidade para cicatrização das úlceras crônicas de membros inferiores, pacientes com relato de dor pós-chikungunya, lesões teciduais. Na sua adoção, uma vez claramente definidos população de referência, promoveram-se procedimentos adequados para padronização de condutas de mensuração, avaliação, aplicação e acompanhamento da evolução clínica.
Em termos amplos, o presente projeto, visa destacadamente:
1. Pela perspectiva do desenvolvimento tecnológico, estudar e contribuir para maior viabilidade da aplicação de tecnologias em serviços básicos de Saúde;
2. Estender, em decorrência, assistência de saúde de boa qualidade e maior acesso a grupo de população habitualmente não atingida.
Em termos específicos, propõe-se:
1. Rever, de forma aprofundada, descritiva e analítica, as informações técnicas disponíveis existentes referentes aos procedimentos terapêuticos utilizados no manejo das úlceras crônicas;
2. Produzir protocolo adequado para documentação e acompanhamento da evolução das características destas lesões
3. Empregar laser terapia de baixa intensidade segundo indicações precisas, com registro e avaliação das condições clínicas de cada circunstância de intervenção, de modo a possibilitar análise dos benefícios terapêuticos deste recurso.
O grupo populacional assistido por este projeto abrangeu portadores de úlceras de membros inferiores, lesões e feridas atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do município de Pilar.
O estudo é do tipo descritivo e foi desenvolvido a partir das experiências de enfermeiras especialistas, teve início em junho de 2022. foram realizados encontros entre os profissionais para traçar um plano de ação com metas e determinar o público alvo inicial e os locais de atuação, ficando acordado que seriam realizados atendimentos nos serviços especializados da Policlínica e atendimentos domiciliares.
A prática não gerou risco aos envolvidos e estes foram orientados quanto aos objetivos do estudo assinaram termo de autorização de uso de imagem. O estudo beneficia os usuários envolvidos, o profissional e a gestão, fortalecendo o SUS, o vínculo e o cuidado aos usuários.

Assistência aos portadores de lesão crônica que estão em tratamento sem sucesso nas unidades de saúde ou outras feridas complexas de forma integrada e humanizada.

O serviço de laserterapia é oferecido por profissionais de saúde enfermeiros da rede de serviços. Atualmente há uma média de 50 atendimentos por mês. Foi constatada a significativa melhora.
A aplicabilidade do laser no reparo tecidual de feridas de difícil cicatrização, incluindo lesões por pressão, apresenta várias vantagens. Algumas dessas vantagens incluem a otimização do tempo de cicatrização, acelerando o processo de cicatrização, resultando em tempos mais curtos para a completa resolução da ferida; melhora da dor, proporcionando alívio aos pacientes, incluindo-se mais recentemente em pacientes pós-chikungunya; melhora do aspecto da ferida/úlcera, esteticamente mais agradável; estimulação da proliferação tecidual, aumento da vascularização na ferida, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo para a área da ferida, o que é essencial para fornecer os nutrientes necessários e remover os resíduos metabólicos, contribuindo assim para um ambiente propício à cicatrização.
Em Pilar, com experiências de melhora rápida da condição clínica do paciente, com vista em sua qualidade de vida, redução do período de internação e custos hospitalares, a laserterapia é apontada como ser eficaz em sua aplicabilidade.

Clinicamente, foi observada evolução muito satisfatória na maioria das ulcerações, com melhora do aspecto e situação tecidual das úlceras e tecidos moles próximos, limitação da produção de exsudato, assim como melhora do aspecto e odor deste; aumento da vascularização da superfície irradiada; redução do desconforto e dor relatados, além de edema e hiperemia; diminuição das dimensões das lesões tanto no parâmetro de área atingida como na profundidade da lesão.
Os resultados alcançados vêm acrescentar, com destaque, novos avanços obtidos com o emprego da laserterapia de baixa intensidade, reforçando, assim, o êxito dessa alternativa terapêutica.

Principal

Allyne Maria Rodrigues Bianchi

allyne.bianchi@gmail.com

Secretária Adjunta da Saúde

Coautores

Allyne Maria Rodrigues Bianchi

A prática foi aplicada em

Pilar

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Praça João José Maroja, Pilar - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Allyne Maria Rodrigues Bianchi

Conta vinculada

13 abr 2024

CADASTRO

14 out 2024

ATUALIZAÇÃO

01 jun 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas