O tema abordado propõe a apresentação da importância da qualificação do Agente Comunitário de Saúde na busca ativa no âmbito da prevenção e promoção da saúde da mulher após realização do curso técnico Saúde com Agente, promovido pela parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e CONASEMS para qualificação técnica destes profissionais. A Unidade de Saúde da Mãe Pobre tem 1.902 usuários, 1 equipe de saúde da família e de saúde bucal, com 6 agentes comunitários de saúde no qual todos participaram do curso Saúde com Agente, localizada no município de Itabaiana-PB, na Paraíba, possui uma população em torno de 24.000 hab. segundo o último censo do IBGE. A Atenção Primária à Saúde do município é composta por 10 unidades básicas de saúde. A UBS Mãe Pobre, tem em média 30 % da população adscrita composta por classe média e casas comerciais, o que é um desafio para atingir alguns indicadores de saúde, dificultando, a realização do citopatológico, no qual temos um indicador específico para realização desse exame dentro do Programa Previne Brasil, que que avalia quadrimestralmente a realização dos exames preventivos para câncer de colo uterino em mulheres com idade de 25 à 64 anos. O total de mulheres que compõem essa faixa etária da UBS Mãe Pobre é de 648 o valor total, sendo 40 %, ou seja, 258 mulheres, a quantidade mínima que devem estar com o exame citopatológico realizado no intervalo de 3 anos sobre o valor total, e realizado pelo SUS dentro da Atenção Primária.
O objetivo geral é mostrar o alcance da meta de citopatológico após o curso Saúde com Agente. Os objetivos específicos são : -Ressaltar a importância da qualificação e educação em saúde dos Agentes Comunitários de Saúde. -Abordar o alcance das metas de citopatológicos da UBS Mãe Pobre do Q1 do ano de 2024, após a realização do curso. – Comprovar a importância da educação em saúde e qualificação técnica destes profissionais.
Trata-se de uma avaliação realizada da evolução da cobertura de citopatológico entre o período de 2022 à 2024, após os agentes comunitários de saúde realizarem o curso técnico Saúde com Agente. As fontes de pesquisas foram o sistema Esus-feedback, ferramenta disponibilizada pela empresa Novetech, responsável pela informatização do município de Itabaiana e o SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica). A coleta de dados ocorreu de forma direta no indicador de citopatológico do SISAB e do ESUS-FEEDBACK, os dados obtidos foram analisados e comparados, possibilitando a comparação dos resultados nos últimos quadrimestres. Após esse processo, houve percepção de evolução na cobertura de citopatológico e consequentemente o alcance da meta estabelecida pelo ministério da saúde.
Até o ano de 2022, quando ainda não haviam concluído o curso, o indicador de citopatológico da UBS Mãe Pobre alcançou no ano de 2022: 1º quadrimestre 32%, 2º quadrimestre 36% e 3º quadrimestre 37% no ano de 2023: 1º quadrimestre 38%, 2º quadrimestre 42% e 3º quadrimestre 41% e no ano de 2024, ainda no primeiro quadrimestre, após conclusão do curso, alcançou 43% do total das mulheres aptas para realização do exame, (3% a mais da média mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde) da realização de citopatológicos das mulheres com faixa etária compatível para realização. Observou-se que após a realização e qualificação tecnica destes profissionais depois da conclusão do curso, houve também melhor qualificação das visitas domiciliares desmitificando alguns aspectos a cerca do exame citopatológico e enfatizando a importância da realização do exame com busca ativa do público-alvo em cada visita, que por muitas vezes este público passava despercebido durante o contato do ACS, tivemos também outras ações realizadas por eles como: panfletagem, sala de espera feira pelos próprios ACS, dia D de citopatológico, mensagens via whatsapp e publicações no instagram melhorando consequentemente a cobertura com estas ações de promoção e prevenção à saúde da mulher e dos demais públicos pertencentes à estratégia de saúde família (ESF).
Em suma, o curso técnico Saúde com Agente, trouxe impactos positivos no âmbito da promoção e prevenção à saúde da mulher da Unidade Básica de Saúde Mãe Pobre, da cidade de Itabaiana-PB. A realização do exame citopatológico é a forma mais eficaz na prevenção contra o câncer de colo do útero e demais infecções vaginais e uterinas, pois pode detectar de forma precoce quando a mulher é acometida e realizar assim, o tratamento precoce destas doenças, evitando complicações e mortalidades. O aumento da procura pelo exame dentre as mulheres aptas e consequentemente o alcance da meta do indicador de citopatológico, nos mostra a necessidade da saúde pública inserir ainda mais, dentro de seus cronogramas, cursos técnicos e de educação em saúde.
Rua Vereador Luís Martins de Carvalho - Itabaiana, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO