Impacto do curso saúde com agente no indicador de citopatológico da UBS Mãe Pobre em Itabaiana(PB)

O tema abordado propõe a apresentação da importância da qualificação do Agente Comunitário de Saúde na busca ativa no âmbito da prevenção e promoção da saúde da mulher após realização do curso técnico Saúde com Agente, promovido pela parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e CONASEMS para qualificação técnica destes profissionais. A Unidade de Saúde da Mãe Pobre tem 1.902 usuários, 1 equipe de saúde da família e de saúde bucal, com 6 agentes comunitários de saúde no qual todos participaram do curso Saúde com Agente, localizada no município de Itabaiana-PB, na Paraíba, possui uma população em torno de 24.000 hab. segundo o último censo do IBGE. A Atenção Primária à Saúde do município é composta por 10 unidades básicas de saúde. A UBS Mãe Pobre, tem em média 30 % da população adscrita composta por classe média e casas comerciais, o que é um desafio para atingir alguns indicadores de saúde, dificultando, a realização do citopatológico, no qual temos um indicador específico para realização desse exame dentro do Programa Previne Brasil, que que avalia quadrimestralmente a realização dos exames preventivos para câncer de colo uterino em mulheres com idade de 25 à 64 anos. O total de mulheres que compõem essa faixa etária da UBS Mãe Pobre é de 648 o valor total, sendo 40 %, ou seja, 258 mulheres, a quantidade mínima que devem estar com o exame citopatológico realizado no intervalo de 3 anos sobre o valor total, e realizado pelo SUS dentro da Atenção Primária.
O objetivo geral é mostrar o alcance da meta de citopatológico após o curso Saúde com Agente. Os objetivos específicos são : -Ressaltar a importância da qualificação e educação em saúde dos Agentes Comunitários de Saúde. -Abordar o alcance das metas de citopatológicos da UBS Mãe Pobre do Q1 do ano de 2024, após a realização do curso. – Comprovar a importância da educação em saúde e qualificação técnica destes profissionais.

Trata-se de uma avaliação realizada da evolução da cobertura de citopatológico entre o período de 2022 à 2024, após os agentes comunitários de saúde realizarem o curso técnico Saúde com Agente. As fontes de pesquisas foram o sistema Esus-feedback, ferramenta disponibilizada pela empresa Novetech, responsável pela informatização do município de Itabaiana e o SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica). A coleta de dados ocorreu de forma direta no indicador de citopatológico do SISAB e do ESUS-FEEDBACK, os dados obtidos foram analisados e comparados, possibilitando a comparação dos resultados nos últimos quadrimestres. Após esse processo, houve percepção de evolução na cobertura de citopatológico e consequentemente o alcance da meta estabelecida pelo ministério da saúde.

Até o ano de 2022, quando ainda não haviam concluído o curso, o indicador de citopatológico da UBS Mãe Pobre alcançou no ano de 2022: 1º quadrimestre 32%, 2º quadrimestre 36% e 3º quadrimestre 37% no ano de 2023: 1º quadrimestre 38%, 2º quadrimestre 42% e 3º quadrimestre 41% e no ano de 2024, ainda no primeiro quadrimestre, após conclusão do curso, alcançou 43% do total das mulheres aptas para realização do exame, (3% a mais da média mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde) da realização de citopatológicos das mulheres com faixa etária compatível para realização. Observou-se que após a realização e qualificação tecnica destes profissionais depois da conclusão do curso, houve também melhor qualificação das visitas domiciliares desmitificando alguns aspectos a cerca do exame citopatológico e enfatizando a importância da realização do exame com busca ativa do público-alvo em cada visita, que por muitas vezes este público passava despercebido durante o contato do ACS, tivemos também outras ações realizadas por eles como: panfletagem, sala de espera feira pelos próprios ACS, dia D de citopatológico, mensagens via whatsapp e publicações no instagram melhorando consequentemente a cobertura com estas ações de promoção e prevenção à saúde da mulher e dos demais públicos pertencentes à estratégia de saúde família (ESF).

Em suma, o curso técnico Saúde com Agente, trouxe impactos positivos no âmbito da promoção e prevenção à saúde da mulher da Unidade Básica de Saúde Mãe Pobre, da cidade de Itabaiana-PB. A realização do exame citopatológico é a forma mais eficaz na prevenção contra o câncer de colo do útero e demais infecções vaginais e uterinas, pois pode detectar de forma precoce quando a mulher é acometida e realizar assim, o tratamento precoce destas doenças, evitando complicações e mortalidades. O aumento da procura pelo exame dentre as mulheres aptas e consequentemente o alcance da meta do indicador de citopatológico, nos mostra a necessidade da saúde pública inserir ainda mais, dentro de seus cronogramas, cursos técnicos e de educação em saúde.

Principal

Flávia Ramos de Almeida

flaviaalmeida2@gmail.com

Enfermeiro

Coautores

Flávia Ramos de Almeida.

A prática foi aplicada em

Itabaiana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Vereador Luís Martins de Carvalho - Itabaiana, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Flávia Ramos de Almeida

Conta vinculada

11 abr 2025

CADASTRO

11 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github