Olá,

Visitante

Experiência do Preventivo Humanizado no SUS

Por meio do SUS, toda mulher tem direito ao cuidado integral à saúde, tendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como porta de entrada para a realização de consultas, exames, e acompanhamentos.
A coleta do exame citopatológico na APS ainda é um grande desafio para os municípios do estado do Maranhão. A falta de adesão pelas mulheres advém de variados fatores, como: desconhecimento do próprio corpo e do exame, dificuldade de acessibilidade, motivos de cunho pessoal, a demora ou a negativa dos resultados do preventivo, os mitos e tabus, a exposição do corpo e manipulação da genitália feminina. No Município de Turilândia, na Estratégia Saúde da Família Santo Antônio 1 iniciamos em Junho de 2022 o preventivo humanizado em mulheres de 25 a 64 anos na expectativa de aumentar a adesão na realização do exame, dar acessibilidade a todas as mulheres do território e como consequência o alcance dos indicadores do Previne Brasil.

Analisar o impacto do atendimento humanizado no preventivo sobre a procura do Exame Citopatológico.

Para atingir o objetivo dessa pesquisa, foi realizado treinamentos para os agentes comunitários de saúde sobre a importância da realização do preventivo em mulheres entre 25 e 64 anos. Além disso, foi feito o rastreio e acolhimento do paciente, a flexibilização do atendimento e o controle de entregas do material coletado. Em relação ao acolhimento, foi preparada um ambiente acolhedor com música, com a ofertas de palestras educativas e dinâmicas, bem como com a possibilidade de conversar sobre o assunto com as enfermeiras. Para medir o impacto do atendimento humanizado no preventivo sobre a procura do exame citopatológico, fizemos a comparação do número de coletas realizadas pela ESF Santo Antônio 1 entre 01.06.2021 e 01.06.2022 com o período de 02.06.2022 e 17.04.2023.
Podemos evidenciar o crescimento da procura ao exame citopatológico após a humanização do preventivo. Ao realizarmos o recorte pelo SISCAN no período de 01.06.2021 e 01.06.2022 foi observado a realização de 48 coletas realizadas pela ESF Santo Antônio 1. Após a realização do atendimento humanizado no preventivo, foi identificado aumento expressivo da procura pelo exame, quando comparado o período 01.06.2021 e 01.06.2022 com o período 02.06.2022 a 17.04.2023 (48 para 336 coletas; aumento de 161%).
Em suma, evidenciou-se que a humanização é essencial para a procura do exame citopatológico. O rastreio da paciente, acolhimento, flexibilização de atendimento, controle de entregas de material coletado, são os principais pilares para um bom funcionamento do serviço dos exames citopatológicos. Precisamos ter um olhar singular para as nossas mulheres, conhecer o território, crenças, entender a particularidade de cada uma e desenvolver estratégias para dar acessibilidade a todas elas.

Para facilitar a implementação da prática, observamos a grande importância de capacitar os agentes comunitários de saúde sobre a importância do exame, a forma como deve ser abordado esse chamamento na comunidade e acesso as mulheres que necessitam dessa avaliação com horários e datas flexíveis, assim como um cronograma que não seja engessado para dificultar a acessibilidade.

Principal

Andréa Costa Ferreira de Abreu

andreacostaabreu@gmail.com

enfermeira

Coautores

Andréa Costa Ferreira de Abreu Luanna Soares

A prática foi aplicada em

Turilândia

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Travessa do Babaçu, Turilândia maranhão

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Andréa Costa Ferreira de Abreu

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 maio 2024

e atualizada em

23 maio 2024

Início da Execução

01/06/2022

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba