Garantia de acesso ao usuário: descentralização do laboratório de análises clínicas de Queimadas (PB)

O município de Queimadas (PB) tem a maior parte de sua população distribuída na zona rural, em virtude disto observou-se a necessidade de melhoria do acesso aos serviços do laboratório municipal as comunidades distantes da sede. Neste sentido, foi planejado junto com atenção básica a descentralização do laboratório, criados 4 postos de coleta, localizados nas distantes e de difícil acesso, também criado o serviço de coleta domiciliar para os usuários portadores de necessidades especiais. Os postos de coleta estão situados no distrito do ligeiro (2 unidades) , no sítio Riacho do Meio e no sitio Caixa D’água, que juntos atendem cerca de 10mil usuários.

Diante da necessidade de ampliação do serviços do laboratório de analises clinica, foi realizado um planejamento estratégico em conjunto com a Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Laboratório e Vigilância em Saúde, nessas foram observadas as regiões de maior população e de difícil acesso, incluindo ainda a implantação do serviço de coleta domiciliar aos portadores de necessidades especiais. Nesse sentido, foi necessário organizar um transporte para os profissionais e as amostras, bem como a criação de um cronograma de atendimento semanal para cobrir a demanda de atendimentos. As coletas domiciliares são agendadas semanalmente pelos agentes de saúde, enfermeiros e pelos próprios usuários e/ou familiares. Sendo assim, foram elencados a região do distrito do Ligeiro com dois (2) pontos de coleta, a região rural do sitio riacho do meio que abrangem 6 comunidades , e a região do Sitio Caixa D’água que abrangem 7 comunidades rurais. Foi necessário ainda, ampliação da capacidade técnica do laboratório com aquisição de novos equipamentos automatizados para atender a demanda com maior eficácia e agilidade.

Necessidade de ampliação e descentralização dos laboratório de analises clínicas de Queimadas para melhorar a qualidade do serviços ofertados na Atenção primária, visando aumentar o acesso e acessibilidade. Com o objetivo de: assegurar os serviços do laboratório a população queimadense.

Com a descentralização reduziu o número de faltosos, houve uma aumento significativo da demanda, assim como uma maior resolutividade e uma assistência eficaz.A satisfação dos usuários com o serviço oferecido melhorou, em virtude do encurtamento de distancias, da rapidez com o atendimento da demanda garantindo o acesso.

Principal

Sandra Maria Pereira da Costa

sandra.mpc2021@gmail.com

Coautores

Sandra Maria Pereira da Costa

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua João Barbosa da Silva, 120 - Centro, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sandra Maria Pereira Costa

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

19 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas