- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
O município de Queimadas (PB) tem a maior parte de sua população distribuída na zona rural, em virtude disto observou-se a necessidade de melhoria do acesso aos serviços do laboratório municipal as comunidades distantes da sede. Neste sentido, foi planejado junto com atenção básica a descentralização do laboratório, criados 4 postos de coleta, localizados nas distantes e de difícil acesso, também criado o serviço de coleta domiciliar para os usuários portadores de necessidades especiais. Os postos de coleta estão situados no distrito do ligeiro (2 unidades) , no sítio Riacho do Meio e no sitio Caixa D’água, que juntos atendem cerca de 10mil usuários.
Diante da necessidade de ampliação do serviços do laboratório de analises clinica, foi realizado um planejamento estratégico em conjunto com a Coordenação de Atenção Básica, Coordenação de Laboratório e Vigilância em Saúde, nessas foram observadas as regiões de maior população e de difícil acesso, incluindo ainda a implantação do serviço de coleta domiciliar aos portadores de necessidades especiais. Nesse sentido, foi necessário organizar um transporte para os profissionais e as amostras, bem como a criação de um cronograma de atendimento semanal para cobrir a demanda de atendimentos. As coletas domiciliares são agendadas semanalmente pelos agentes de saúde, enfermeiros e pelos próprios usuários e/ou familiares. Sendo assim, foram elencados a região do distrito do Ligeiro com dois (2) pontos de coleta, a região rural do sitio riacho do meio que abrangem 6 comunidades , e a região do Sitio Caixa D’água que abrangem 7 comunidades rurais. Foi necessário ainda, ampliação da capacidade técnica do laboratório com aquisição de novos equipamentos automatizados para atender a demanda com maior eficácia e agilidade.
Necessidade de ampliação e descentralização dos laboratório de analises clínicas de Queimadas para melhorar a qualidade do serviços ofertados na Atenção primária, visando aumentar o acesso e acessibilidade. Com o objetivo de: assegurar os serviços do laboratório a população queimadense.
Com a descentralização reduziu o número de faltosos, houve uma aumento significativo da demanda, assim como uma maior resolutividade e uma assistência eficaz.A satisfação dos usuários com o serviço oferecido melhorou, em virtude do encurtamento de distancias, da rapidez com o atendimento da demanda garantindo o acesso.
Rua João Barbosa da Silva, 120 - Centro, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO