- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Criado em 2008 e reformulado em 2017 o Nasf-AB constitui um importante espaço de trabalho profissional e que contribui para o fortalecimento da atenção básica em saúde, pois amplia as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações e tinha na sua composição uma equipe formada por diferentes profissionais da saúde. O novo modelo de financiamento e custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS, através da portaria n° 2.979, de 12/11/2019 cria o Programa Previne Brasil e gera uma fragilização do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB). Nesse novo modelo de financiamento, verificou-se a ausência de medidas de valorização e estímulo à implantação dos referidos núcleos nos municípios.
Seguindo contrário ao Ministério da Saúde e mesmo com a ausência de incentivo às equipes multiprofissionais, a gestão do município de Santa Cruz (PB) tendo autonomia na aplicação dos recursos da atenção primária, manteve a equipe multiprofissional no formato mais apropriado às necessidades locais que atualmente conta com: assistente social, psicóloga e nutricionista. A equipe continua na perspectiva do Nasf AB no sentido de atuar de forma integrada com as equipes de saúde da família e de atenção básica na realização de ações educativas, discussões de casos e construção conjunta de projetos, matriciamento e propostas de trabalho, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde. Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências da equipe multiprofissional que está inserida na atenção primária de saúde do município de Santa Cruz (PB). O município de Santa Cruz conta com 03 (três) Estratégias Saúde da Família (ESF), sendo: ESF Sede equipe 1, Casinha do Homem equipe 2 e São Pedro equipe 3. As equipes da ESF 2 e 3 estão localizadas nos distritos e cobrem toda zona rural. A equipe multiprofissional com o apoio da coordenação de atenção básica montou as atividades e ações de sua responsabilidade, estabelecendo um matriciamento em cada ESF, após realizado, ficou acordado que nas segundas e terças feiras da semana a equipe esteja in loco disponível nas equipe da ESF 2 e 3, respectivamente e nos demais dias da semana na ESF da sede, realizando visitas domiciliares, atendimentos, construção de PTS e ações educativas, seguindo o modelo proposto pelo Nasf-AB. As atividades acontecem de forma conjunta com os profissionais das ESF em casos de atendimento individual é realizada uma escuta inicial e, caso necessário, encaminhados à média e alta complexidade, seguindo as redes de acordo com as pactuações definidas. A equipe multiprofissional atualmente é responsável também por promover educação em saúde nas ESF, como as salas de espera, encontros de idosos e gestantes, trazendo para o momento os temas mais atuais ou sugeridos pelos próprios usuários e identificados.
Os aspectos positivos com a equipe multiprofissional seguindo o modelo (Nasf-AB) dentro dos espaços da atenção primária, refere-se principalmente nas discussões sobre os processos de trabalho com uma visão integral e multidisciplinar aos usuários. Como orientado e preconizado pela Atenção Primária foi realizado o matriciamento junto às 3 ESFs, analisando a realidade local junto com os indicadores de saúde de cada equipe, sendo a vulnerabilidade social diferente em cada, refletindo nas ações e metas. Portanto, foi proposto um calendário semanal com as seguintes atividades: visitas domiciliares, formação de grupos, salas de espera, ambulatório e formação pedagógica. Para isso, utiliza-se a educação permanente em saúde e a educação popular como ferramenta de reflexão e problematização, estimulando o diálogo entre os usuários e profissionais de saúde, na partilha de estratégias e/ou ações exitosas no processo saúde-doença. Além de fortalecer as necessidades locais
Objetivo geral: descrever e fortalecer a equipe multiprofissional da atenção primária do município de Santa Cruz (PB). Objetivos específicos: descrever a atuação da equipe multiprofissional dentro das ESFs.
A experiência proporcionará o fortalecimento da equipe multiprofissional frente o novo financiamento da atenção primária. O novo modelo de financiamento e custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS, através da Portaria n° 2.979, de 12/11/2019 cria o Programa Previne Brasil e gera uma fragilização do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Nesse novo modelo de financiamento, verificou-se a ausência de medidas de valorização e estímulo à implantação dos referidos núcleos nos municípios. Seguindo contrário ao Ministério da Saúde e mesmo com a ausência de incentivo às equipes multiprofissionais, a gestão dos municípios têm autonomia na aplicação dos recursos da atenção primária, para manter a equipe multiprofissional no formato mais apropriado às necessidades locais.
R. Prof. Nestor Antunes, 449 - Bairro 1º De Maio, Santa Cruz - PB, 58824-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO