A Farmácia Viva foi incluída no sistema de saúde pública, visando o uso racional das plantas medicinais na atenção básica do município, resgatando assim, o conhecimento popular e indígena, embasado nos conhecimentos científicos, bem como a promoção dos cuidados ao meio ambiente. Devido ao alto custo dos medicamentos alopáticos e a ocorrência de efeitos adversos, e com a eficácia comprovada das plantas medicinais, houve um crescente interesse da comunidade pelo uso da fitoterapia, assim como, foi notório a necessidade da orientação dos usuários em relação ao seu uso correto. Aliados a esse projeto desenvolvemos um paralelo as necessidades do meio ambiente, onde houve uma maior conscientização da população a respeito dos materiais que são descartados no meio ambiente, trazendo assim, um destino sustentável a essa matéria. Nesse sentido surgiu a proposta de criação do projeto Farmácia Viva.METODOLOGIA: O projeto se dividiu em quatro etapas, sendo que na 1ª etapa foi realizada, uma abordagem por parte dos agentes comunitários onde foram realizadas visitas domiciliares as famílias, havendo a catalogação das principais plantas existentes no município, assim como, o nível de acreditação por parte da população a respeito da fitoterapia.Na 2ª etapa ocorreu a captação dos pneus e garrafas pets dispostos no meio ambiente para confecção dos canteiros.A 3ª etapa foi de orientação da população urbana e indígena quanto ao uso das plantas medicinais.Na 4ª etapa, tivemos a consolidação do projeto, foi realizada a capacitação dos profissionais de saúde e por fim a dispensação das plantas medicinais aos usuários das duas UBS.

Necessidade de implantar a fitoterapia, como tratamento alternativo nas UBS, valorizando a cultura popular e indígena no que tange ao uso das plantas medicinais

Acreditamos que a fitoterapia é uma alternativa viável, se tornando mais barata, além do que, tem uma eficiência comprovada, com menos efeitos indesejados e com grande variedade de matéria-prima. Através desse projeto pudemos incentivar a população resgatando o uso e cultivo das plantas medicinais, sobretudo valorizando e contribuindo para os conhecimentos sobre os fitoterápicos, associando o conhecimento cientifico e popular, além de, conscientizar a população a cerca dos cuidados ao meio ambiente.

Principal

Renato Sérgio de Sá Rocha (99 981314809), Fernanda Lua Marinho Fernandes, Valdany Araújo Bezerra.

renatorocha_dm@hotmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus / Conasems

Conta vinculada

03 dez 2020

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!