O Projeto Postura Saudável: saúde nas escolas tem o objetivo de orientar professores e alunos com relação à postura correta e o transporte do material escolar, diminuindo e prevenindo patologias e alterações posturais negativas, buscando otimizar o rendimento do aluno, além de oportunizar aos professores da escola, técnicas de prevenção e incentivo a uma postura correta e saudável. Nossa proposta é transmitir noções básicas sobre: anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna vertebral e hábitos posturais corretos nas seguintes situações: postura sentada, postura em pé, postura deitada, transporte de mochila, técnica de levantamento e transferência de objetos. As informações dessa proposta são abordadas de forma lúdica, criativa com muita motivação, assim, os alunos são instruídos quanto aos hábitos corretos de posturas. Para que os alunos participassem e entendessem essa proposta, partimos de um princípio lúdico, através de uma explicativa palestra sobre postura certa na volta as aulas onde os presentes (crianças e professores da escola) puderam interagir e debater sobre os desvios posturais infantis (causas, tipos, consequências, prevenções, tratamentos). Todos os alunos preencheram um questionário inicial de avaliação de hábitos posturais. Conhecimentos sobre anatomia, biomecânica e fisiopatologia da coluna vertebral, estrutura do sistema musculoesquelético e articular são transmitidos aos alunos, antes da intervenção, para dar uma noção básica do funcionamento destas estruturas por ocasião do preenchimento dos questionários. Os estudantes também são instruídos sobre hábitos relacionados a três categorias de posturas corretas: em pé.
Hoje, há fortes evidências, baseadas em estudos epidemiológicos entre a faixa etária de 7 aos 14 anos, da prevalência de dores na população de escolares. Quando crianças, adotamos posturas erradas e formamos vícios posturais que, com o desenvolvimento físico e ao longo da vida, transformam-se em problemas bem mais graves, como lordoses e cifoses, por exemplo, hoje tão comuns em grande parte da população brasileira. É na infância, quando o corpo se desenvolve rapidamente, que costumam surgir os primeiros problemas relacionados à postura, portanto é nessa fase que a conscientização de uma postura correta deve ser iniciada, pois o estilo de vida atual torna as crianças mais sedentárias do que no passado, quando ao experimentar vários tipos de brincadeiras, promoviam um maior equilíbrio tanto estático como dinâmico, evitando grandes retrações musculares e fixações articulares. As crianças e adolescentes têm uma grande tendência a desenvolver essas retrações e fixações por causa do tempo em que permanecem exercendo apenas um tipo de postura, principalmente na posição sentada (estático), seja em frente do computador, dentro da sala de aula ou até mesmo, em esportes (dinâmico) praticados nas aulas de educação física ou fora delas, visto que uma postura errada causa desequilíbrio, dor, desconforto, desatenção, dificultando a concentração, e, dependendo o caso, a recusa em praticar esportes. O excesso de peso na mochila e o transporte inadequado do material escolar tem contribuído cada vez mais para a fixação da má postura e consequentemente o aparecimento de dores nas costas.
Concluímos que o Projeto Postura Saudável (saúde nas escolas) vem sendo uma importante estratégia na gestão de saúde pública dos municípios com alto índice de atendimentos a crianças com problemas posturais, tendo em vista ser potente para reduzir custos com a atenção secundária. O Projeto também é um diferencial, uma vez que é considerado como um importante componente para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.
Casimiro de Abreu, RJ, Brasil
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