- Assistência Farmacêutica
Cristhiano Henrique de Sousa Assunção
- 05 set 2024
Amapá
Localizado na região metropolitana, a 15 km da capital, Macapá, o município de Santana, segundo o IBGE, têm sua população estimada em 2021, de 124.808 mil habitantes, sendo o 2º município mais populoso do estado. Conforme a Secretaria de Saúde, o município conta atualmente com 02 Policlínicas, 16 Unidades Básicas de Saúde, 01 Unidade de SAMU, 01 Centro de Especialidade Odontológica, 01 Laboratório Central, 01 Unidade Sentinela (COVID-19) e 01 Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, 01 Centro de Diagnóstico da Mulher e 01 Centro de Reabilitação.
Assistência Farmacêutica (AF) é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. Esse conjunto envolve a seleção, programação, aquisição, distribuição, prescrição, dispensação do medicamento.
A gestão de medicamentos para a rede pública de saúde tem sido um desa¬fio para o município de Santana. Uma série de ações para promoção do acesso aos medicamentos têm sido implementadas, pelo entendimento do medicamento como importante instrumento para a saúde no processo de cuidado, entretanto, a ine¬ficiência de controle da execução do ciclo da Assistência Farmacêutica e a falta de mecanismos efetivos impedem apuração das reais necessidades que se refletem na demanda da rede pública de saúde.
OBJETIVO GERAL:
O presente trabalho traz um relato de experiência de estruturação da Assistência Farmacêutica, do município de Santana/AP, demonstrando as vantagens e as di¬ficuldades enfrentadas para melhorar a gestão municipal da assistência farmacêutica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Implantar as atividades relacionadas à orientação da Assistência Farmacêutica Básica, com o propósito de ampliar o acesso dos usuários do SUS aos medicamentos básicos, promovendo seu uso racional;
• Promover a implantação de um modelo organizacional para manutenção da estrutura da assistência farmacêutica municipal, com objetivo de melhorar o acesso aos medicamentos.
A partir das observações levantadas, iniciou-se o processo de sensibilização dos gestores por meio de reuniões com as secretárias de saúde. As reuniões tiveram o objetivo de demonstrar a necessidade de conter o desperdício de recursos públicos desperdiçados e contratação de recursos humanos com capacidade de gestão, para assim iniciar mudanças no cenário encontrado, principalmente quanto a estrutura de armazenamento e o quadro insuficiente de farmacêuticos.
A gestão municipal reconheceu a importância da demanda apresentada para melhoria da gestão da AF, incluindo como prioritária para solucionar os problemas encontrados, que gerou os seguintes resultados: alteração do local de armazenamento; implantação do Sistema Hórus, para gerenciar o estoque na CAF e nas UBS; A criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT, foi normatizada com a responsabilidade de selecionar o elenco de medicamentos essenciais do município. A CFT elaborou a REMUME, com base na RENAME e critérios técnicos, científicos e epidemiológicos. A Relação foi apresentada no Conselho Municipal de Saúde, que em reunião homologou o documento através de resolução. A gestão concluiu a legalização da REMUME, publicando no Diário Oficial do Município e liberação no site da prefeitura; Contratação de doze farmacêuticos para organizar, gerenciar e dispensar os medicamentos e correlatos nas farmácias do município e a Dispensação de insulinas e seus insumos para os pacientes diabéticos, pelo sistema Hórus.
Os resultados demostram a importância da valorização do planejamento e da gestão do ciclo da assistência farmacêutica no município de Santana. Os parâmetros observados demostraram falhas das etapas do ciclo da assistência farmacêutica, que não poderão ser repetidas futuramente. Os benefícios da estruturação dos procedimentos e serviços realizados na gestão farmacêutica municipal, na CAF e nas farmácias municipais foram percebidos positivamente pelos gestores, pelos trabalhadores da saúde, população e órgãos de controle. Atualmente com a assistência farmacêutica em constante estruturação, mais próxima da população e equipes de saúde, está evidenciando a importância do profissional farmacêutico na assistência à saúde dos usuários e na observação e supervisão das atividades do ciclo assistencial farmacêutico, com a finalidade de garantir à população o acesso à medicamentos e à informação. Concluindo informamos que a estruturação e qualificação da AF municipal ainda está em andamento, porém já apresenta resultados exitosos que demonstram como este serviço valorizado é necessário ao funcionamento da rede de atenção à saúde municipal.
Travessa Alexandrina Rocha Lima, 14 - Provedor, Santana - AP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO