Olá,

Visitante

Sacolas Inteligentes Dose Certa

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Facilitar o uso correto de medicamentos

Atualmente, o tratamento medicamentoso está cada vez mais presente na vida das pessoas, isso ocorre, principalmente, devido ao aparecimento de doenças crônico-degenerativas e suas complicações. E os pacientes com mais de 60 anos, são os principais consumidores da farmacoterapia moderna, sendo que 80% tomam, diariamente, no mínimo, um medicamento e utilizam mais medicamentos que qualquer outro grupo etário e, quando hospitalizados, recebem entre oito a quinze medicamentos diários (TEIXEIRA, LEFÈVRE, 2001).As maneiras adotadas para garantir a adesão do tratamento medicamentoso, geralmente são voltadas para ações desarticuladas, centradas somente na assistência imediata e não na continuidade do tratamento, configurando-se num modelo sem efetividade. A mudança dessa rotina envolve a adoção de práticas cuidadoras, integrais e contínuas, garantindo assim maior eficácia no tratamento. Além disso, a educação do paciente em relação ao uso do medicamento também é de grande relevância, pois observa-se grandes divergências entre os medicamentos usados em relação aos prescritos. Em visitas domiciliares e em atividades educativas, as Agentes Comunitárias de Saúde e a equipe, perceberam que mesmo com a sacola entregue para a guarda e uso correto dos medicamentos, divididas em três partes (café, almoço e janta), as pessoas portadoras de hipertensão arterial e diabetes, que usam grande quantidade de medicamentos, estavam confusas em relação ao uso, pois além da posologia, as diferenças das embalagens que ocorrem devido à mudança de laboratórios, acabam favorecendo o aumento de descompensações dessas patologias, provocando ainda, possíveis complicações para esse grupo. Além disso, muitas delas nem estavam usando essa sacola para armazenar os medicamentos, usando-as para outros fins. Diante desta situação, a equipe encontrou uma maneira eficiente e eficaz, de fazer com que esse grupo de pessoas fizesse o uso correto da medicação, contribuindo para a eficácia e segurança da farmacoterapia. Essa maneira foi à adaptação das sacolas para armazenagem de medicação, através de divisórias, desenhos, cores e adesivos nas cartelas de medicação, para auxiliar na quantidade de comprimidos que deve ser tomado em cada horário. Assim surge a “Sacola Inteligente Dose Certa”

A Estratégia de Saúde da família deve ter a saúde da população adstrita, como o alvo de suas estratégias. Tornando o vínculo um dos principais objetivos para desempenhar um bom trabalho.Diante dos resultados obtidos, a equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF está motivada, a desempenhar com maior qualidade suas atividades e também de se aperfeiçoar com a educação continuada para obter cada vez mais bons resultados.

Principal

Micheli Cristina de Oliveira Chaves, Salete Ribeiro Ulrich,Giovana Dias da Silva Ferronato,Salete de Tomin,Luciane Otonelli de Morais,Álide Antoniolli.

enf_micheli@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Vargem Bonita

Santa Catarina

Sul

Instituição

Tv. Luís Salvador

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Micheli Cristina de Oliveira Chaves, Salete Ribeiro Ulrich,Giovana Dias da Silva Ferronato,Salete de Tomin,Luciane Otonelli de Morais,Álide Antoniolli.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba