Olá,

Visitante

Do Ventre ao Nascer – Imunização, parto e nascimento, entenda a relação entre eles.

O município de Assunção-PB, possui cerca de 4.152 pessoas residentes, tendo sua principal atividade profissional a agricultura, tendo duas Estratégias Saúde da Família – ESF e duas âncoras localizadas na zona rural municipal. Cada ESF possui um médico, uma enfermeira, uma gerente, três profissionais de enfermagem de nível técnico, uma vacinadora (técnica de enfermagem, exclusiva para sala de vacina), uma recepcionista, uma auxiliar de serviço geral e uma pessoa de apoio. Em ambos as Estratégias, as salas de vacina funcionam diariamente, durante todo período em que a unidade esteja aberta a população, com intuito disponibilizar atendimento, cuidado e serviços a todos, a qualquer momento do dia e da semana, em que a unidade funcione.
O objetivo geral do projeto é ensinar a mulher a importância da vacina para ela, enquanto gestante e para seu bebê, mostrando que a vacina o protegerá mesmo ele ainda em seu ventre e após o nascimento do mesmo, e os específicos são: proporcionar maior engajamento das gestantes em relação a iniciativa de procurar vacina-se; maior busca para vacinação dos recém-nascidos e crianças no geral; alcance de metas municipais e educação comunitária.

A experiência desenvolvida tem em seu público alvo as gestantes cadastradas nas unidades de saúde do município, as mesmas são acompanhadas rigorosamente pela equipe de saúde durante todo o pré-natal e no grupo para gestante. A ideia deste projeto nasceu do questionamento do porque muitas mães apresentam resistência ao ato de vacinar, foi deduzido que elas não possuem tanto conhecimento sobre a relevância deste ato. A partir do concluído foi pensado em quais ações educativas poderiam ser feitas com essas mulheres afim de quebrar esse tabu, para isso foi elaborado um documento em espécie de panfleto com as principais informações vacinais para serem trabalhadas com elas em pré-natal, reuniões e gestantes e qualquer outro momento que colabore para a divulgação da relevancia vacinal.

Durante o Projeto é entregue o panfleto as gestantes durante o pré-natal, juntamente ao momento em que enfermeira responsável explica o conteúdo e reforça a relevância do ato, no grupo de gestante, onde é reforçado com ela todas as informações contidas, a fim de que cada informação seja absorvida, nesses momentos são levadas vacinas para o local, para que aquelas que estão com alguma em atraso seja imunizada ali mesmo, aproveitando todas as oportunidades disponíveis, assim como, durante as consultas de pré-natal as salas de vacinas permanecem abertas para atendimento contínuo. Deste modo, observou-se maior engajamento das gestantes em relação a iniciativa de receber vacina, demonstração de entendimento sobre o que realmente é a vacina e uma procura consciente da vacinação a seus bebês, visto a compreensão da relevância do imunobiológico, que passou a ser sinônimo de proteção para muitas, visto que entenderam a relação entre imunização, parto e nascimento

Começar a trabalhar o contexto de vacina e sua importância sempre que possível, aproveitando todas as oportunidades, para que haja desmistificação sobre o assunto e venha a torna-se algo do cotidiano, afim que possa ver vista como fator protetivo, gerando confiança na população sobre o produto evitando maiores resistencias e colaborando para propagação da saúde a toda população.

Principal

VALNICE HELOÍSA CLÁUDIO DE FARIAS LELLYS

valnicelellysenf@gmail.com

Coordenadora de imunização - enfermeira

Coautores

Valnice Heloísa Cláudio de Farias Lellys (autora) coatores: Mayara Raquielle Leonardo Oliveira; Karolline da Silva Meneses; Vanuza Maria de Oliveira Carvalho.

A prática foi aplicada em

Assunção

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Assunção-PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

VALNICE HELOÍSA CLÁUDIO DE FARIAS LELLYS

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

09 abr 2024

e atualizada em

09 abr 2024

Início da Execução

05/03/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba