- Atenção Primária à Saúde
Tiago José de Souza
- 03 set 2024
Amapá
Com objetivo de divulgar o PSBE para profissionais de saúde envolvidos na formação e no cuidado em saúde (professores e técnicos PSF/NASF), inclusive acadêmicos e bibliotecários da UFU buscaram-se os seguintes objetivos:1. Desenvolver material para uso dos profissionais e acadêmicos
A prática educativa em saúde, além da formação superior, deve contemplar o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida e saúde das comunidades assistidas pelos serviços em saúde. Além disto a educação e saúde são práticas sociais articuladas, inseparáveis e interdependentes, ou seja a educação influencia e é influenciada pelas condições de saúde (RUIZ-MORENO et al, 2005). O diálogo entre as práticas e concepções vigentes no SUS, especialmente não mais no abstrato e sim de forma problematizadora, é de grande importância para que ocorram atitudes e mudanças no processo de trabalho das equipes de saúde, gestão, atenção e controle social na resolução de problemas concretos na área da saúde.Estratégias para a construção coletiva de forma dialógica e horizontal, de forma que cada protagonista do SUS (trabalhadores, usuários, gestores e controle social) possa compartilhar, ensinar e aprender, construir e desconstruir concepções, ideias e conceitos acerca da saúde são objetivos da Educação Permanente em Saúde (EPS), que visa uma aprendizagem significativa e uma possibilidade de transformação das práticas profissionais (DE OLIVEIRA et al., 2011). Entretanto, segundo Ricaldoni e Sena (2006) o principal desafio da EPS é estimula o desenvolvimento da consciência nos profissionais sobre sua responsabilidade em seu processo permanente de capacitação (RICALDONI
1. Buscar informações para individualmente e coletivamente conhecer o PSBE e seus recursos na solução de problemas da prática clínica e gestão
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO