Olá,

Visitante

Devolvendo Sorrisos

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: 1-

Como parte de um conjunto de recursos para fornecer os direitos dos princípios básicos que regem o sistema único de saúde – SUS, na atenção básica prestada em comunidades indígenas exclusivamente na etnia apinajé foi oferecido o recurso em conjunto com atendimento especializado para assim garantir de maneira integra a reabilitação oral de pacientes que não disponha de dentição hígida, devido os seus costumes étnico-culturais, longevidade e hábitos. Percebendo a necessidade de atender uma demanda a um publico diferenciado, após reuniões e pactuações da Equipe de Saúde Bucal com a gestora municipal de saúde do município de Tocantinópolis-TO a senhora Maria da Conceição Farias Rêgo que nos cedeu a uma parceria na qual disponibiliza próteses dentarias, do programa do Ministério da Saúde denominado “BRASIL SORRIDENTE” desenvolvido pela secretaria municipal de saúde ao publico indígena e munícipes de Tocantinópolis.

Além da oferta das próteses, resgate dos sorrisos, melhora na mastigação e fonação, outro benéfico do uso da peça protética é que com uma boa trituração dos alimentos, o estomago estará menos sobrecarregado de fazer essa função minimizando os danos a esse órgão fundamental na digestão dos alimentos, provando que a saúde começa pela boca. Esse projeto visa à intensificação dos trabalhos de prevenção da saúde bucal para que as próteses seja o ultimo recurso para os indígenas.Já foram contemplados 69(sessenta e nove) indígenas com próteses dentarias, sendo eles homens e mulheres nas idades entre 20 a 83 anos. A aceitação é positiva e seu uso tem melhorado a qualidade de vida da população Apinajé.

Principal

Cristina Rodrigues de Sousa E Jefter Chaves Luz Mendes

A prática foi aplicada em

Tocantinópolis

Tocantins

Norte

Instituição

Av. Cruzeiro do Sul, n° 705

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Cristina Rodrigues de Sousa e Jefter Chaves Luz Mendes

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba
Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins
Práticas
Atenção Domiciliar: a Integralidade do Cuidado Promovendo Saúde e Prevenindo Agravos
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência da Atenção Especializada em Saúde da População Trans no Município de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Modelos Assistenciais em Saúde: Desafios e Perspectivas
Rio Grande do Sul
Práticas
A Ótica do Cuidado: Relato de Experiência Sobre o Projeto olhar Brasil Realizado no Município de Vassouras – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde a Partir do Resgate da Ancestralidade de Comunidades em Contexto Rural e Quilombola no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Rede de Atenção com Foco no Cuidado das Pessoas com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj: Contribuição da Coordenação de Saúde Bucal.
Rio de Janeiro
Práticas
Protocolo para o Cuidado odontológico dos Pacientes com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde