Olá,

Visitante

Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Relato de Experiência da Implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em João Pessoa ? Pb.

O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada no município de João Pessoa PB, dentro do processo de discussão, criação e desenvolvimento das atividades dos Conselhos Distritais de Saúde e, subsequentemente, dos Conselhos Locais de Saúde, objetivando compartilhar a experiência e o método participativo e descentralizado, utilizado para fomentar a discussão a respeito dos conselhos, de forma a incentivar a identificação dos usuários, trabalhadores e gestores com essa estratégia de gestão do SUS. A Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS) começou a ser efetivamente abordada em João Pessoa no ano de 2009, por meio da criação do Grupo de Trabalho de Participação Popular (GT PPOP), que iniciou a disseminação do debate acerca da gestão estratégica e participativa, e apenas em 2011 o Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) foi criado como área técnica para trabalhar a temática. Desde 2009 foram realizados Seminários, espaços de formação, e Fóruns que culminaram com a criação dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS). Após este importante passo, iniciou-se o processo de incentivo e oficialização aos Conselhos Locais de Saúde (CLS), processo no qual permanecemos trabalhando por meio da sensibilização de comunidades e trabalhadores à estratégia da gestão participativa. Concluímos percebendo a importância da efetivação da participação popular e do controle social no processo de construção e execução das ações de promoção à saúde na atenção básica, caracterizando-se como um diferencial na gestão da saúde.Palavras-chave: Participação Popular Conselhos de Saúde Gestão Estratégica.

GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NO SUS: relato de experiência da implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em João Pessoa PB. A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) sempre foi marcada pelos processos de participação popular, considerando o controle social como a principal chave para a efetivação dos seus princípios de universalidade, integralidade e equidade. Vislumbrando na saúde um espaço de ampliação da cidadania, o SUS garante legislação própria para este fim, por meio da Lei Federal n 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade da gestão do SUS, através dos Conselhos e Conferencias de Saúde, e da outras providências

Principal

Kelly Cabral Teles

A prática foi aplicada em

João Pessoa

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Kelly Cabral Teles

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Controle social ativo na construção do plano municipal de saúde em Mafra (SC)
Santa Catarina
Práticas
Implantação dos conselhos locais de saúde no município de Jacinto
Minas Gerais
Práticas
Programa municipal de vigilância: prevenção e controle de zoonoses
Maranhão
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro