Olá,

Visitante

Devolvendo Sorrisos

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: 1-

Como parte de um conjunto de recursos para fornecer os direitos dos princípios básicos que regem o sistema único de saúde – SUS, na atenção básica prestada em comunidades indígenas exclusivamente na etnia apinajé foi oferecido o recurso em conjunto com atendimento especializado para assim garantir de maneira integra a reabilitação oral de pacientes que não disponha de dentição hígida, devido os seus costumes étnico-culturais, longevidade e hábitos. Percebendo a necessidade de atender uma demanda a um publico diferenciado, após reuniões e pactuações da Equipe de Saúde Bucal com a gestora municipal de saúde do município de Tocantinópolis-TO a senhora Maria da Conceição Farias Rêgo que nos cedeu a uma parceria na qual disponibiliza próteses dentarias, do programa do Ministério da Saúde denominado “BRASIL SORRIDENTE” desenvolvido pela secretaria municipal de saúde ao publico indígena e munícipes de Tocantinópolis.

Além da oferta das próteses, resgate dos sorrisos, melhora na mastigação e fonação, outro benéfico do uso da peça protética é que com uma boa trituração dos alimentos, o estomago estará menos sobrecarregado de fazer essa função minimizando os danos a esse órgão fundamental na digestão dos alimentos, provando que a saúde começa pela boca. Esse projeto visa à intensificação dos trabalhos de prevenção da saúde bucal para que as próteses seja o ultimo recurso para os indígenas.Já foram contemplados 69(sessenta e nove) indígenas com próteses dentarias, sendo eles homens e mulheres nas idades entre 20 a 83 anos. A aceitação é positiva e seu uso tem melhorado a qualidade de vida da população Apinajé.

Principal

Cristina Rodrigues de Sousa E Jefter Chaves Luz Mendes

A prática foi aplicada em

Tocantinópolis

Tocantins

Norte

Instituição

Av. Cruzeiro do Sul, n° 705

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Cristina Rodrigues de Sousa e Jefter Chaves Luz Mendes

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba