O pré-natal humanizado e de qualidade é parte fundamental do processo de cuidado do SUS para a gestante e as pessoas que fazem parte da sua rede de apoio, cuja importância desse acompanhamento é legitimada e prevista em lei, regulamentada pelo Ministério da Saúde.
O acompanhamento de pré-natal objetiva assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê, sendo realizado de forma periódica e contínua, avaliando também aspectos psicossociais, promovendo atividades educativas e preventivas pelos profissionais.
O final da gestação é um momento de grande ansiedade para a futura mãe e todos aqueles que esperam a chegada do novo membro da família, além de ser um período de grande desconforto para a gestante, caracteriza também um período de maior carga emocional.
As práticas integrativas e complementares na atenção à saúde da gestante são estratégias terapêuticas diferenciadas que permitem a ampliação do cuidado e da assistência desde o pré-natal até o nascimento. As terapias são auxiliares no tratamento e nas intervenções convencionais, otimizando a qualidade de vida.
A massagem relaxante para gestantes pode auxiliar a promover um sono mais profundo e restaurador, diminuindo a tensão muscular e o estresse mental.
Os óleos essenciais podem promover vários benefícios na gestação, podendo auxiliar nas náuseas, dores nas costas, ansiedade, ajustes do sono e retenção de líquidos, além de auxiliar no próprio trabalho de parto.
O Plano de Parto é um documento que possibilita uma maior qualidade da assistência ao parto á medida em que registramos como documento as preferências da gestante, seus desejos, medos, promovendo uma maior comunicação entre a gestante e a equipe de assistência, reduzindo mal-entendidos, contribuindo para um parto mais fisiológico, contribuindo para que a experiência do parto seja mais positiva e menos dolorosa.
Nessa perspectiva, foi criado o projeto Desenlace Gestacional com a objetivo de proporcionar às gestantes do município de Ingá um momento de maior conexão com o final da gestação, o parto e o nascimento do bebê através do rito de despedida da barriga e da elaboração do Plano de Parto, utilizando terapias integrativas, dinâmicas e orientações com equipe multiprofissional e a realização da ultrassonografia ecológica, com a pintura gestacional. O projeto é um momento de acolhida, de escuta, de trocas entre todos os participantes, de inspiração e encorajamento para a maternidade.
O projeto iniciou em setembro de 2024 de forma itinerante nos grupos de gestantes das Unidades Básicas de Saúde e da Assistência Social e hoje permanece de forma fixa no grupo de gestantes da Unidade Básica de Saúde IV – Central do município.
OBJETIVOS
• Ofertar apoio aos grupos de gestantes das Unidades Básicas de Saúde e da Assistência Social do município de Ingá, promovendo acolhimento, escuta qualificada, trocas de experiências, inspirando e encorajando a mulher para a maternidade;
• Realizar o rito de despedida da barriga para gestantes a partir da idade gestacional de 28 semanas;
• Realizar o plano de parto com cada gestante;
• Fortalecimento da APS e do pré-natal no SUS.
METODOLOGIA
O projeto foi iniciado em setembro de 2024, sendo realizado um levantamento do quantitativo de gestantes e do número de grupos de gestantes ativos nas unidades da Atenção Primária à Saúde e da Assistência à Saúde do município. Em seguida, elegemos todas as gestantes que estão no 3º trimestre, a partir da 28º semana de gravidez para participar do projeto.
A partir do quantitativo de gestantes por grupos, elaboramos um roteiro norteador com todas as práticas selecionadas para o projeto, assim como estabelecemos um plano de ação, definindo tempo, recursos humanos e materiais necessários para sua execução.
As práticas integrativas selecionadas foram a aromaterapia com óleos essenciais, musicoterapia em conjunto com as massagens relaxantes e dinâmicas com equipe multiprofissional (enfermeira, médico, psicóloga e nutricionista).
Durante o ano de 2024 o projeto foi desenvolvido nas UBS e no prédio físico da Secretaria de Assistência Social, servindo de apoio para os grupos no município. Devido algumas mudanças no setor de atuação de alguns profissionais envolvidos no projeto, o mesmo retornou suas atividades na UBS IV Central, a partir do mês de fevereiro de 2025, com a retomada do planejamento e dos encontros do projeto.
Foram realizados 05 encontros presenciais com os grupos de gestantes, totalizando o acolhimento de 12 gestantes até o momento.
Em cada encontro seguimos um roteiro norteador, iniciando com o acolhimento das gestantes, realizamos uma dinâmica de apresentação de todos os participantes, em seguida são realizadas a massagem relaxante e a utilização de óleos essenciais e técnicas de respiração e meditação. Abrimos um espaço de escuta para as gestantes sobre suas expectativas, dúvidas, medos e angústias sentidas na reta final, aproveitando o momento para fazer orientações sobre como amenizar a dor e auxiliar na evolução do parto.
Na sequência lemos a Carta de Despedida da Barriga de autoria da escritora Rafaela Carvalho, um momento de muita emoção entre todos.
Por conseguinte, elaboramos o Plano de Parto com cada gestante, podendo o mesmo já ter sido realizado anteriormente nas consultas de pré-natal da UBS.
Com a participação da enfermeira da UBS é realizada a identificação da apresentação, posição e situação fetal, ausculta dos batimentos cardiofetais e por fim, a pintura gestacional.
Encerramos o encontro com fotos individuais e em grupos, ofertando flores e escalda-pés para cada gestante em agradecimento pela participação.
O projeto foi criado mediante a necessidade de proporcionar às gestantes um momento de maior conexão com o final da gestação, o parto e o nascimento do bebê através do rito de despedida da barriga e da elaboração do Plano de Parto, utilizando terapias integrativas, dinâmicas e orientações com equipe multiprofissional e a realização da ultrassonografia ecológica, com a pintura gestacional, para que assim pudessem oportunizar um momento de acolhida, de escuta, de trocas,, de inspiração e de encorajamento para a maternidade.
O Projeto Desenlace Gestacional consegue integrar práticas em saúde que fortalecem as ações da atenção primária, promovendo um rito de passagem ao momento final da gestação, com acolhimento oportuno, escuta qualificada, troca de percepções e experiências, além de estratégias para amenizar ansiedades e inseguranças, estimulando o apoio mútuo, indo além das consultas e encontros habituais do pré-natal e grupos de gestantes.
Através do projeto é possível sensibilizar as gestantes de maneira positiva do momento especial e único que está em desfecho, sobretudo aquelas que estão em situação de algum tipo de insegurança emocional, diversificando a oferta do cuidado, com a facilitação do acesso ao serviço pela gestante e da sua continuidade após o parto, aprimorando os vínculos entre o serviço de saúde e as usuárias, favorecendo a longitudinalidade, a humanização e a integralidade da assistência.
Durante os encontros vimos a necessidade da implantação do plano de parto para cada gestante, sendo executado oportunamente nos encontros ou nas consultas de pré-natal com a enfermeira da UBS, tendo em vista que cada encontro é conduzido tentando sempre seguir o roteiro pré-estabelecido, entendendo que cada etapa é fundamental para a finalidade e qualidade do projeto, sendo fundamental manter um número reduzido de gestantes para cada encontro, pois precisamos dispor no mínimo de 2 horas para finalizar todas as etapas.
Logo, o projeto vem dinamizando a integração entre profissionais e comunidade assistida, permitindo que a APS ultrapasse rotinas preestabelecidas, promovendo cuidado, acolhimento e saúde mental para as gestantes.
Para a sua implementação é fundamental que haja a sensibilização e incentivo dos gestores locais dentro das equipes da APS, com apoio logístico e material desde a capacitação dos profissionais interessados até a execução da prática.
Av. Francisco Farias Braga, 262 - Jardim Farias, Ingá - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO