Utilização de painel visual digital e cartão individual personalizado para que todos os profissionais, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos, Médicos, Dentistas e Nutricionistas pudessem acompanhar as gestantes e as puérperas envolvendo a todos da eSF favorecendo o compartilhamento do cuidado e a discussão de casos para implementar a melhor estratégia de ação, facilitando a identificação de absenteísmo, acompanhamento regular e prazo para agendamentos de avaliação no período do puerpério.
O objetivo principal do trabalho foi implementação e a utilização de um painel visual digital e de cartões individuais personalizados para cada gestante, possibilitando que todos os profissionais da Estratégia Saúde da Família (eSF) acompanhem de forma integrada as gestantes e puérperas. A proposta envolveu toda a equipe no compartilhamento do cuidado e na discussão de casos, promovendo ações mais eficazes e estratégias direcionadas às necessidades de cada paciente.
Este projeto favoreceu a implementação de duas ferramentas: um painel visual digital e um cartão individual personalizado que auxiliaram no alcance de metas relacionadas com os 3 (três) indicadores do Previne Brasil relacionados com o acompanhamento de pré-natal. Essas ferramentas foram adotadas para otimizar o acompanhamento de gestantes e puérperas pela equipe da Estratégia Saúde da Família (eSF), composta por Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos, Médicos, Dentistas e Nutricionistas. A metodologia foi desenvolvida em etapas sequenciais 1. O desenvolvimento e implementação das ferramentas; 2. A utilização do painel visual digital. Elaboramos um painel eletrônico acessível a todos os membros da equipe de saúde, com informações centralizadas e atualizadas em tempo real sobre o status de acompanhamento de cada gestante ou puérpera. 3. Utilização do cartão individual personalizado físico, ilustrado e sucinto para cada gestante com informações básicas e data de retorno para reavaliação.
A combinação dessas duas ferramentas impactou positivamente a qualidade do acompanhamento das gestantes e puérperas, proporcionando: Redução no absenteísmo: A atualização constante das informações e a comunicação facilitada entre a equipe permitiram a identificação precoce de gestantes ausentes e a tomada de ações rápidas para garantir o retorno delas ao acompanhamento. Melhoria no cumprimento dos indicadores do Previne Brasil: As ferramentas facilitaram o alcance das metas relacionadas ao acompanhamento de pré-natal, como o número de consultas realizadas, a realização de exames de rotina e a implementação de cuidados pós-parto. Maior integração da equipe multiprofissional: A utilização conjunta do painel e do cartão resultou em um maior compartilhamento de informações, promovendo um cuidado mais coordenado e eficaz entre os diferentes profissionais da saúde. E em termos quantitativos, o projeto contribuiu para o aumento no índice de adesão das gestantes ao pré-natal e ao acompanhamento puerperal, com melhoria nos indicadores de cobertura e continuidade do cuidado. Além disso, feedbacks positivos foram coletados da equipe de saúde e das gestantes, indicando que as ferramentas facilitaram tanto o processo de acompanhamento quanto a comunicação antes e durante as consultas.
A implementação de ferramentas digitais e personalizadas pode transformar a gestão do cuidado materno, contribuindo para resultados mais eficazes no acompanhamento de gestantes e puérperas, alinhados com os objetivos do Previne Brasil e com o fortalecimento da equipe multiprofissional.
Rua Doutor Izamor Novaes de Sá - Cidade Alta, Santa Maria Madalena - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO