Olá,

Visitante

Conselho local de saúde, empoderamento, fortalecimento, comprometimento: a participação social implementando o SUS que queremos

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social de caráter deliberativo, participativo, fiscalizador a fim de que o Sistema Único de Saúde seja fortalecido com uma atuação direcionada para a realidade (necessidades) da sociedade.O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas a uma distância de cerca de 150 km ² em linha reta da capital Manaus. Possui uma população de 35.919 (IBGE, 2012).Desde 2005 a Secretaria Municipal de Saúde tem labutado em fortalecer o controle social e os frutos tem sido colhidos no decorrer destes 8 anos.A descentralização do Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas, foi outro desafio abraçado e hoje temos 7 no total geral, dentre estes o presente relato tem como foco principal o do bairro Cristo Rei, que foi implantado em maio de 2012.O Conselho Local conta como preconizado em sua constituição com 50% da participação popular e 50% de representantes da saúde. Foi um dos últimos a serem implantados, porém o primeiro a formular o Regimento Interno em novembro de 2012.A partir de então, o Conselho Local, que é presidido por um morador do bairro, tem se organizado e se empoderado de seu papel como ator principal na melhoria das ações de saúde na ESF PE Jorge Albertini.

Fortalecer o controle social e descentralizazar o Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas.

A experiência de receber e ter um Conselho Local é de uma vez por todas, uma conquista que tem replicabilidade em qualquer realidade. A dificuldade maior é fazer com o indivíduo se identifique e se responsabilize em promover mudanças na sociedade em que vive.Esse processo nos faz acreditar que o SUS existe e seus princípios estão em consonância com o desejo do ser humano de que suas demandas sejam acolhidas por quem mais entende do assunto, o controle social.

Principal

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Cônego Bento, Nº 09- Centro.

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

28 maio 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Controle social em saúde, Vilhena (RO)
Rondônia
Práticas
A Participação da Comunidade na Qualificação dos Processos de Trabalhos das Esfs no Município de Santa Rosa – Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Exitosa Parceria Entre Controle Social e Gestão
Mato Grosso
Práticas
Avaliação da Qualidade e Satisfação do Usuário do SUS com os Hospitais Conveniados
Mato Grosso
Práticas
Análise Institucional dos Conselhos de Saúde de Joinville
Santa Catarina
Práticas
Condições do financiamento em saúde nos municípios de Pernambuco
Pernambuco
Práticas
Conhecendo a Realidade de Saúde de Trabalhadores na Agricultura por Meio de Escutas Itinerantes
Distrito Federal
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Relato de Experiência da Implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em João Pessoa ? Pb.
Paraíba
Práticas
Organização do Sistema Loco-Regional das Pacientes com SUSpeita de Câncer de Mama no Hospital Regional de Cotia
São Paulo
Práticas
A Arte da Escuta
São Paulo