Olá,

Visitante

Rede de Assistência ao Usuário: Acesso ao Transporte Sanitário do Município de Queimadas

Para a implantação do transporte sanitário eletivo, foi realizado reuniões de planejamento com a equipe do transporte, coordenadores e técnico da secretaria de saúde e levantamento das demandas. O transporte sanitário é a organização para melhorarmos a assistência ao usuário. Realizamos reuniões com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para passar as informações sobre o cadastramento e critérios para o transporte sanitário e o na policlínica ou secretaria de saúde, disponibilizamos um contato telefônico para facilitar o acesso a população, a divulgação na mídia local, e a agendamento dos atendimentos de acordo com as demandas solicitadas, para uma melhor operalização do serviço.

O município de Queimadas-PB, implantou o transporte sanitário eletivo de forma planejada e organizada, que possa atender as necessidades e dar a continuidade assistência e o acesso do tratamento eletivo no âmbito do SUS, com base nas portarias N°2436 DE 21/09/2017 e N°1631 de 01/10/2015 e a resolução N° 13 de 23/02/2017, que dispõe sobre as diretrizes para o transporte sanitário eletivo, destinado ao deslocamento de usuários para a realização de procedimento no território ou não, que não necessita de assistência medica. O transporte sanitário é organizado conforme a demanda no território, ou para outras regiões de saúde e orientação para os usuários. Esse atendimento, destina-se ao transporte de pacientes que apresentam quadro de mobilidade nula ou reduzida, permanente ou temporária que dificultem sua locomoção. Proporcionando uma assistência acolhedora para o cidadão, durante o tratamento no SUS. Para garantir a efetividade do serviço prestado a população, o usuário realiza seu cadastro na policlínica ou secretária de saúde, para o agendamento do atendimento, continuo ou temporário, como Hemodiálise, Radioterapia, Fisioterapia, entre outros.

É crescente a importância dos sistemas de transporte em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de viabilizar o acesso da população ao atendimento clínico. O SUS é estruturado em diversos contextos geográficos com marcantes diferenças socioeconômicas, havendo alguns municípios e polos regionais com relativa concentração de serviços. Desta forma, garantimos o transporte sanitário eletivo para os usuários, de forma segura

Principal

Rui Araújo Junior

ruiaraujojunior@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Instituição

Queimadas

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Rui Araújo Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 jul 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba