- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Para a implantação do transporte sanitário eletivo, foi realizado reuniões de planejamento com a equipe do transporte, coordenadores e técnico da secretaria de saúde e levantamento das demandas. O transporte sanitário é a organização para melhorarmos a assistência ao usuário. Realizamos reuniões com os Agentes Comunitários de Saúde – ACS para passar as informações sobre o cadastramento e critérios para o transporte sanitário e o na policlínica ou secretaria de saúde, disponibilizamos um contato telefônico para facilitar o acesso a população, a divulgação na mídia local, e a agendamento dos atendimentos de acordo com as demandas solicitadas, para uma melhor operalização do serviço.
O município de Queimadas-PB, implantou o transporte sanitário eletivo de forma planejada e organizada, que possa atender as necessidades e dar a continuidade assistência e o acesso do tratamento eletivo no âmbito do SUS, com base nas portarias N°2436 DE 21/09/2017 e N°1631 de 01/10/2015 e a resolução N° 13 de 23/02/2017, que dispõe sobre as diretrizes para o transporte sanitário eletivo, destinado ao deslocamento de usuários para a realização de procedimento no território ou não, que não necessita de assistência medica. O transporte sanitário é organizado conforme a demanda no território, ou para outras regiões de saúde e orientação para os usuários. Esse atendimento, destina-se ao transporte de pacientes que apresentam quadro de mobilidade nula ou reduzida, permanente ou temporária que dificultem sua locomoção. Proporcionando uma assistência acolhedora para o cidadão, durante o tratamento no SUS. Para garantir a efetividade do serviço prestado a população, o usuário realiza seu cadastro na policlínica ou secretária de saúde, para o agendamento do atendimento, continuo ou temporário, como Hemodiálise, Radioterapia, Fisioterapia, entre outros.
É crescente a importância dos sistemas de transporte em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de viabilizar o acesso da população ao atendimento clínico. O SUS é estruturado em diversos contextos geográficos com marcantes diferenças socioeconômicas, havendo alguns municípios e polos regionais com relativa concentração de serviços. Desta forma, garantimos o transporte sanitário eletivo para os usuários, de forma segura
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO