Olá,

Visitante

Conselho Local de Saúde, Empoderamento, Fortalecimento, Comprometimento: a Participação Social Implementando o SUS Que Queremos.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social de caráter deliberativo, participativo, fiscalizador a fim de que o Sistema Único de Saúde seja fortalecido com uma atuação direcionada para a realidade (necessidades) da sociedade.O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas a uma distância de cerca de 150 km ² em linha reta da capital Manaus. Possui uma população de 35.919 (IBGE, 2012).Desde 2005 a Secretaria Municipal de Saúde tem labutado em fortalecer o controle social e os frutos tem sido colhidos no decorrer destes 8 anos.A descentralização do Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas, foi outro desafio abraçado e hoje temos 7 no total geral, dentre estes o presente relato tem como foco principal o do bairro Cristo Rei, que foi implantado em maio de 2012.O Conselho Local conta como preconizado em sua constituição com 50% da participação popular e 50% de representantes da saúde. Foi um dos últimos a serem implantados, porém o primeiro a formular o Regimento Interno em novembro de 2012.A partir de então, o Conselho Local, que é presidido por um morador do bairro, tem se organizado e se empoderado de seu papel como ator principal na melhoria das ações de saúde na ESF PE Jorge Albertini.

Fortalecer o controle social e descentralizazar o Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas.

A experiência de receber e ter um Conselho Local é de uma vez por todas, uma conquista que tem replicabilidade em qualquer realidade. A dificuldade maior é fazer com o indivíduo se identifique e se responsabilize em promover mudanças na sociedade em que vive.Esse processo nos faz acreditar que o SUS existe e seus princípios estão em consonância com o desejo do ser humano de que suas demandas sejam acolhidas por quem mais entende do assunto, o controle social.

Principal

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo