Olá,

Visitante

Conselho Local de Saúde, Empoderamento, Fortalecimento, Comprometimento: a Participação Social Implementando o SUS Que Queremos.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social de caráter deliberativo, participativo, fiscalizador a fim de que o Sistema Único de Saúde seja fortalecido com uma atuação direcionada para a realidade (necessidades) da sociedade.O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas a uma distância de cerca de 150 km ² em linha reta da capital Manaus. Possui uma população de 35.919 (IBGE, 2012).Desde 2005 a Secretaria Municipal de Saúde tem labutado em fortalecer o controle social e os frutos tem sido colhidos no decorrer destes 8 anos.A descentralização do Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas, foi outro desafio abraçado e hoje temos 7 no total geral, dentre estes o presente relato tem como foco principal o do bairro Cristo Rei, que foi implantado em maio de 2012.O Conselho Local conta como preconizado em sua constituição com 50% da participação popular e 50% de representantes da saúde. Foi um dos últimos a serem implantados, porém o primeiro a formular o Regimento Interno em novembro de 2012.A partir de então, o Conselho Local, que é presidido por um morador do bairro, tem se organizado e se empoderado de seu papel como ator principal na melhoria das ações de saúde na ESF PE Jorge Albertini.

Fortalecer o controle social e descentralizazar o Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas.

A experiência de receber e ter um Conselho Local é de uma vez por todas, uma conquista que tem replicabilidade em qualquer realidade. A dificuldade maior é fazer com o indivíduo se identifique e se responsabilize em promover mudanças na sociedade em que vive.Esse processo nos faz acreditar que o SUS existe e seus princípios estão em consonância com o desejo do ser humano de que suas demandas sejam acolhidas por quem mais entende do assunto, o controle social.

Principal

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

ideiasus@gmail.com

11 jun 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro