Olá,

Visitante

Conselho Local de Saúde, Empoderamento, Fortalecimento, Comprometimento: a Participação Social Implementando o SUS Que Queremos.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de controle social de caráter deliberativo, participativo, fiscalizador a fim de que o Sistema Único de Saúde seja fortalecido com uma atuação direcionada para a realidade (necessidades) da sociedade.O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas a uma distância de cerca de 150 km ² em linha reta da capital Manaus. Possui uma população de 35.919 (IBGE, 2012).Desde 2005 a Secretaria Municipal de Saúde tem labutado em fortalecer o controle social e os frutos tem sido colhidos no decorrer destes 8 anos.A descentralização do Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas, foi outro desafio abraçado e hoje temos 7 no total geral, dentre estes o presente relato tem como foco principal o do bairro Cristo Rei, que foi implantado em maio de 2012.O Conselho Local conta como preconizado em sua constituição com 50% da participação popular e 50% de representantes da saúde. Foi um dos últimos a serem implantados, porém o primeiro a formular o Regimento Interno em novembro de 2012.A partir de então, o Conselho Local, que é presidido por um morador do bairro, tem se organizado e se empoderado de seu papel como ator principal na melhoria das ações de saúde na ESF PE Jorge Albertini.

Fortalecer o controle social e descentralizazar o Conselho Municipal em Conselhos Locais de Saúde, nos bairros em que as Estratégias da Saúde da Família (ESF) estão localizadas.

A experiência de receber e ter um Conselho Local é de uma vez por todas, uma conquista que tem replicabilidade em qualquer realidade. A dificuldade maior é fazer com o indivíduo se identifique e se responsabilize em promover mudanças na sociedade em que vive.Esse processo nos faz acreditar que o SUS existe e seus princípios estão em consonância com o desejo do ser humano de que suas demandas sejam acolhidas por quem mais entende do assunto, o controle social.

Principal

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Ermelinda Oliveira da Silva

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Relato de Experiência da Implantação dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em João Pessoa ? Pb.
Paraíba
Práticas
Organização do Sistema Loco-Regional das Pacientes com SUSpeita de Câncer de Mama no Hospital Regional de Cotia
São Paulo
Práticas
A Arte da Escuta
São Paulo
Práticas
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS em Hortolândia: o Fortalecimento da Participação Popular
São Paulo
Práticas
Ouvidoria Ghc – Espaço de Escuta e de Participação Popular
Rio Grande do Sul
Práticas
Educação Popular, Saúde e Participação Popular: Relato de Experiência de Projeto de Intervenção de Estudantes de Medicina em uma Comunidade
Paraíba
Práticas
Participação Social no Campo da Saúde Mental
Ceará
Práticas
Conversando Sobre Saúde com a População
Piauí
Práticas
O DenaSUS no Controle Interno dos Laboratórios de Citopatologia no Âmbito do SUS, Brasil, 2011 e a Efetividade Desta Ação
Distrito Federal
Práticas
Estratégia de Fortalecimento da Gestão Regionalizada em Saúde: a Experiência de Qualificação Profissional em Pernambuco.
Pernambuco