A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Sabemos que diariamente, tanto nas escolas quanto em suas residências, algumas crianças recusam provar a alimentação que é oferecida, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Assim as crianças não têm uma boa alimentação, comendo salgadinhos e etc., as frutas e verduras ficam de lado. Além é claro, do universo tecnológico, que traz as crianças e adolescentes para o mundo dos jogos virtuais e redes sociais, dificultando a prática de atividades físicas e corporais. Sendo assim, propomos um trabalho pedagógico a ser desenvolvido pelas escolas e sua comunidade escolar, uma vez que entendemos que este tema é de suma importância para às relações de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos sobre uma boa qualidade de vida e as transformações neste campo. O desenvolvimento do projeto ocorreu em 04 etapas:1ª Etapa: Formação técnica e pedagógica dos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino.2ª Etapa – Contextualização: Nessa etapa, os professores desenvolveram com os alunos (as) a inserção ao tema do projeto. Nesse ponto, os professores aproximarão os alunos dessa realidade, ou seja, abordaram com os discentes os conceitos e classificações básicas, por exemplo, apresentar o que é uma boa alimentação.3ª Etapa – Produções: Tendo em vista a faixa etária das crianças, foram executadas atividades coletivas e individuais. Nesse momento procuramos facilitar o processo de autonomia e criatividade dos alunos e simultaneamente incentivar a linguagem, o pensamento e o senso crítico conforme a faixa de desenvolvimento dos educandos.4ª Etapa – Encerramento: Foram realizadas apresentações para a comunidade escolar em vista de alguma temática relacionada ao projeto. Nesse caso, os professores juntamente com os alunos elaboraram algo para a culminância do projeto tendo em vista as particularidades e a realidade dos alunos. Foram desenvolvidas as mais diversas atividades, tais como dramatizações, música, vídeos, conto, desfile, exposição entre outros.
O Município de São José da Tapera possui uma área geográfica total de 519,626 Km², com população geral de 30.088 habitantes, destes 14.850 do sexo Masculino e 15.238 do sexo feminino (CENSO IBGE 2010). Em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com aproximadamente 130 comunidades rurais (sítios, povoados, fazendas e distrito), os quais possuem como principal meio de locomoção motos e carros particulares. A Unidades Públicas de ensino no município distribuídos nas comunidades acima mencionadas contam com mais de 10.000 alunos, destes, grande parte já foram avaliados pelo Programa Saúde na Escola – PSE, que a cada ano contabiliza mais discentes com sobrepeso e obesos. O interesse em trabalhar este tema partiu num primeiro momento da observação desses dados e em seguida como uma indicação da Semana Saúde na Escola, a qual procura ampliar o reconhecimento das ações planejadas e executadas no âmbito do PSE, além de fortalecer a integração e articulação entre os setores da saúde e da educação no nível local. Entendemos que as unidades escolares se constituem como espaços privilegiado para a promoção da saúde, uma vez que exerce papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida dos seus alunos. A promoção de uma alimentação saudável e da importância de realização de atividades físicas no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO