Avaliação interdisciplinar e diagnóstico diferencial: mobilização na busca de uma linha de cuidado assertiva no Centro Especializado em Reabilitação de São Bernardo do Campo

O Centros Especializados em Reabilitação 4 é um centro de reabilitação que compõe a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no município de São Bernardo do Campo. Um dos grandes desafios enfrentados diz respeito a definição de diagnósticos equivocados, já que dentro do perfil de pacientes atendidos nos deparamos com sintomatologias semelhantes que podem estar relacionadas à transtornos distintos. A partir dessa demanda, iniciou-se um plano de ação baseado na interdisciplinaridade e no diagnóstico diferencial como uma estratégia para adequação desses sujeitos no fluxo da Rede de Atenção à Saúde, por meio de diagnósticos e condutas assertivos, mas também voltado para a excelência do atendimento prestado dentro dos princípios do SUS. Assim, a partir de junho de 2018 iniciou-se a realização de um projeto voltado para a avaliação interdisciplinar de sujeitos acima de 9 anos cuja avaliação neurológica inicial questionasse a presença de deficiência intelectual e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Aprimorar o fluxo de atendimento dentro da Rede de Atenção à Saúde por meio da avaliação interdisciplinar e do diagnóstico diferencial para a construção de uma linha de cuidado assertiva. A estratégia utilizada envolveu médicos (neurologista e foniatra) e profissionais da equipe de Reabilitação Intelectual (neuropsicólogo e fonoaudiólogo) por meio da elaboração de um processo avaliativo composto por anamnese, avaliação clínica, aplicação de instrumentos padronizados para avaliação de funções cognitivas, intelectual e de linguagem, discussão de caso e devolutiva com definição do diagnóstico e da conduta. Realizado análise qualitativa dos prontuários e do percurso do paciente dentro da Rede de Saúde.

A partir de uma demanda que questionou os fazeres individuais no CER 4 foi possível desenvolver um plano de ação orientado pela comunicação horizontal entre os profissionais de saúde na busca do diagnóstico assertivo, fator que permitiu uma diversidade de ações na construção de uma linha de cuidado singular. Nesse sentido, o processo utilizado para o diagnóstico diferencial determinou modificação significativa no fluxo de acesso aos atendimentos, otimizou o tempo de permanência do paciente na equipe de reabilitação intelectual e garantiu ao paciente ser compreendido na sua integralidade. Um dos grandes desafios enfrentados no atendimento de pessoas com suspeita de Deficiência Intelectual é nos depararmos com sintomatologias semelhantes com grandes variáveis diagnósticas. Nesse sentido, ações interdisciplinares mostram-se extremamente necessárias, como um método sistemático para distingui-las. Estar atento às demandas originadas no Serviço de Saúde e buscar soluções compartilhadas para o problema das pessoas e da instituição geram estratégias de sucesso e de consolidação do SUS.

Principal

Renata Flôr De Souza Santos

renataflorss@hotmail.com

Coautores

Mariana Antoniassi Rabello, Fernanda Ota Alves

A prática foi aplicada em

São Bernardo do Campo

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Centro Especializado em Reabilitação de São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Geraldo Reple Sobrinho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

20 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas