Automatização do Boletim Diário Covid-19 no Estado da Paraíba

Esse trabalho consiste em um relato de experiência, sobre a automatização do tratamento de dados Covid-19 para elaboração de boletins epidemiológicos Covid-19. O estado da Paraíba possui uma população estimada de 4.059.905 habitantes, distribuídos em 223 municípios, que compõem as 12 Gerências Regionais de Saúde. Para definição de caso seguiu-se o Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19. Assim, o fluxo de dados inicia-se com a notificação de cada caso suspeito de Covid-19 nos sistemas de informação, e-SUS Notifica para casos leves e moderados e Sivep Gripe para casos graves. Esses dados são disponibilizados pelo Ministério da Saúde, por meio da Application Programming Interface (API) e consumidos pela área técnica. Em integração com a vigilância e tecnologia, foram criados scripts em linguagem python atendendo as definições de casos Covid-19.Por se tratar de um relato de experiência, este estudo não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, mas ressalta-se que foram atendidos os preceitos éticos da Resolução nº 466/12.

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 impactou o cenário de saúde em todos os aspectos, inclusive no quesito análise de dados em saúde, devido a crescente quantidade de dados, maior velocidade e novas fontes de dados. Na Epidemiologia, há a necessidade de ferramentas que facilitem o manuseio desses dados para análise dos perfis epidemiológicos que auxiliam em tomadas de decisão. Nessa vertente, uma das etapas da análise envolve o tratamento do dado, onde se torna imprescindível a ocorrência do tratamento qualificado para que resulte em informação correta. O processamento de dados na vigilância epidemiológica ocorre por meio de software de planilhas eletrônicas, entretanto nesse cenário de pandemia, o estado da Paraíba necessitou aperfeiçoar o processamento de dados e gerenciamento de um volume maior de dados relacionados a Covid-19.

Recomenda-se integração dos setores de vigilância e tecnologia para aperfeiçoamento de dados referentes a Covid-19, para automatização do boletim diário. Diariamente os scripts são executados para contabilização de casos Covid-19, em tempo hábil com informação segura contribuindo na qualificação do processo de vigilância no monitoramento deste agravo. Desse modo, estratégias podem ser desenvolvidas para aprimorar esse fluxo e sugere-se continuidade desse trabalho para outros agravos, com intuito de otimizar as análises de situação de saúde e tomadas de decisão necessárias na saúde pública.

Principal

Silmara Pereira de Lima

silmaralimaspl@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Fernanda Carolina Rodrigues Vieira

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas