Olá,

Visitante

Atividades coletivas no período da pandemia da covid-19

Foram criadas estratégias e ações para orientação e apoio aos usuários, objetivando contribuir com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESFs), e gestão da clínica da família Augusto Boal, possibilitando a continuidade do cuidado durante o período da pandemia. As ações foram focadas para manutenção de informações diárias através de grupo de WhatsApp denominado academia Boal, composto por 60 integrantes entre mulheres e homens de maioria idosa, os quais repassam as informações para os familiares e vizinhos da comunidade. Entre as atividades repassadas através da rede social, foram elaborados vídeos informativos sobre os cuidados sanitários, além de um programa regular de atividade física e orientações básicas para uma boa nutrição. As ações de intervenção foram realizadas principalmente após o decreto da quarentena no estado do Rio de Janeiro, ou seja, a partir do dia 16 de março de 2020, a academia carioca da cf Augusto Boal orienta e estimula a realização de atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, de forma contínua ou acumulada, com intensidade moderada, desde que não haja a presença de sintomas gripais, ou seja, considerados como de covid-19.

O foco do profissional de educação física foi o de dar ênfase no trabalho com os grupos vulneráveis, hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas, buscando sempre o equilíbrio das informações do ponto de vista psicossocial, ou seja, não criar um ambiente de pânico no período da pandemia covid-19, fortalecendo os atributos da Atenção Primária (STARFIELD, 2002).

Os resultados observados no próprio grupo de WhatsApp dos usuários indicaram o aumento nas relações sociais dos participantes, o que promoveu uma rede de apoio psicossocial importante no período da pandemia. A continuidade das atividades de educação em saúde ultrapassam os muros da unidade de saúde, constatando através dos vídeos que foram enviados pelos próprios usuários e seus familiares que as orientações remotas foram eficientes no período de isolamento social. Espera-se que as ações que foram criadas no período da pandemia covid-19, possam contribuir para reforçar e criar novas estratégias para a continuidade do cuidado da população da comunidade da Maré, que encontra-se sobre a cobertura da cf Augusto Boal. Face ao exposto, é importante a ampliação das equipes multidisciplinares na Atenção Primária à Saúde (APS), para que esses profissionais possam, com suas especialidades, aumentar o escopo do cuidado nessa atenção, fortalecendo o SUS nos territórios em que a vulnerabilidade da população é alta.

Principal

Edson Madeira

edson1.educador@gmail.com

Coautores

Edson Madeira

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Clínica da Família Augusto Boal

Av. Guilherme Maxwel, 109 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21040-211

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Edson Madeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

28 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins