- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
O pioneirismo dessa ação para nosso município se apresenta na forma diferenciadas de promover saúde, desvinculando as práticas de cuidado da visão simplista de que ofertar serviços de saúde seja apenas disponibilizar consultas clínicas, exames, encaminhamentos, cirurgias e fornecimento de medicações. Demonstrou em sua essência que o trabalho em saúde é também cuidar da vida, desfocando as ações do paradigma biomédico, focado na doença. Iniciou-se em setembro de 2014 o planejamento da ação, sendo que toda a organização busca de apoiadores, patrocinadores, confecção e aquisição de materiais, divulgação etc. foi realizada em um mês. Diversas pessoas vinculadas a SMS e da comunidade se envolveram. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal, de entidades locais (como a Secretaria Beneficente, Hospital Candelária, Lions Club, Brigada Militar, Museu Municipal) e empresas locais e regionais (Rádio Trângulo FM, Sul Tecnologia, Gazin, SEM). O evento teve ampla divulgação na comunidade e em cidades da região e do estado. Além da imprensa escrita e falada, utilizamos o recurso das redes sociais para atingir um maior público. As inscrições eram feitas por intermédio de link disponibilizado no site da Prefeitura Municipal, a partir do preenchimento de ficha de inscrição e pagamento de taxa, o que dava direito a um kit, contendo uma camiseta do evento, squeeze e pulseira com chip de rastreamento (entregues no dia do evento). Diversas atividades de cunho social-comunitário e cultural também foram desenvolvidas no dia, como apresentações artísticas, mateada, divulgação de serviços públicos e privados (academis de ginástica e musculação), orientações e ações de entidades, entre outras. Dessa forma, além de apreciar a rústica, o público que prestigiou o evento também teve a oportunidade de ver outras atrações. 400 inscritos no evento, sendo 108 crianças, 292 adultos, com participantes de 8 municípios da região e do estado. O evento foi avaliado como positivo, pois foi comprovado que a ação é eficaz na prevenção de agravos e promoção da saúde.
Sabendo dos benefícios da atividade física para a saúde, da possibilidade de convivência comunitária e o valor social dos eventos de corrida de rua, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Candelária (SMS) idealizaram o evento 1º Circuito de corrida rota dos dinossauros. O grande motivador para a criação deste evento foi o intuito de reforçar na população a consciência da importância da busca de atividades de promoção de saúde, qualidade de vida e de cuidados preventivos. Da mesma forma, o evento foi propício para a divulgação das ações de promoção de saúde realizadas pela equipe Nasf nas unidades de saúde.
O evento é eficaz no seu intuito de promoção da saúde, busca por uma qualidade de vida, bem-estar social e possibilidade do fazer saúde de uma forma diferenciada, realizando o cuidado pelo viés do novo paradigma de saúde como resultante de uma multiplicidade de fatores sociocomunitários, históricos, econômicos, culturais e biológicos. Com o forte apelo de ação comunitária e de caráter exploratório do tema turístico (no município de Candelária se encontram riquíssimos sítios paleontológicos, fato já ter sido alvo de diversas reportagens e pesquisas nacionais e internacionais), o evento também tem característica de divulgação das potencialidades do município. O evento foi um sucesso em sua proposta, superando as expectativas da comissão organizadora, sendo incluído no calendário anual de eventos municipais. Bem como notou-se uma adesão da comunidade em grupos de corridas e caminhadas, tanto por usuários dos grupos de atividade física realizadas nas unidades de saúde, como nas academias particulares. O evento serviu como incentivo para a população ir em busca da prática de atividade física, obtendo uma qualidade de vida melhor.
Rua Vinte de Setembro, 1239 - Centro, Candelária - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO