Olá,

Visitante

Atividades coletivas no período da pandemia da covid-19

Foram criadas estratégias e ações para orientação e apoio aos usuários, objetivando contribuir com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESFs), e gestão da clínica da família Augusto Boal, possibilitando a continuidade do cuidado durante o período da pandemia. As ações foram focadas para manutenção de informações diárias através de grupo de WhatsApp denominado academia Boal, composto por 60 integrantes entre mulheres e homens de maioria idosa, os quais repassam as informações para os familiares e vizinhos da comunidade. Entre as atividades repassadas através da rede social, foram elaborados vídeos informativos sobre os cuidados sanitários, além de um programa regular de atividade física e orientações básicas para uma boa nutrição. As ações de intervenção foram realizadas principalmente após o decreto da quarentena no estado do Rio de Janeiro, ou seja, a partir do dia 16 de março de 2020, a academia carioca da cf Augusto Boal orienta e estimula a realização de atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, de forma contínua ou acumulada, com intensidade moderada, desde que não haja a presença de sintomas gripais, ou seja, considerados como de covid-19.

O foco do profissional de educação física foi o de dar ênfase no trabalho com os grupos vulneráveis, hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas, buscando sempre o equilíbrio das informações do ponto de vista psicossocial, ou seja, não criar um ambiente de pânico no período da pandemia covid-19, fortalecendo os atributos da Atenção Primária (STARFIELD, 2002).

Os resultados observados no próprio grupo de WhatsApp dos usuários indicaram o aumento nas relações sociais dos participantes, o que promoveu uma rede de apoio psicossocial importante no período da pandemia. A continuidade das atividades de educação em saúde ultrapassam os muros da unidade de saúde, constatando através dos vídeos que foram enviados pelos próprios usuários e seus familiares que as orientações remotas foram eficientes no período de isolamento social. Espera-se que as ações que foram criadas no período da pandemia covid-19, possam contribuir para reforçar e criar novas estratégias para a continuidade do cuidado da população da comunidade da Maré, que encontra-se sobre a cobertura da cf Augusto Boal. Face ao exposto, é importante a ampliação das equipes multidisciplinares na Atenção Primária à Saúde (APS), para que esses profissionais possam, com suas especialidades, aumentar o escopo do cuidado nessa atenção, fortalecendo o SUS nos territórios em que a vulnerabilidade da população é alta.

Principal

Edson Madeira

edson1.educador@gmail.com

Coautores

Edson Madeira

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Clínica da Família Augusto Boal

Av. Guilherme Maxwel, 109 - Maré, Rio de Janeiro - RJ, 21040-211

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Edson Madeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

28 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belém do Brejo do Cruz (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
O Papel do Samu na promoção em saúde com educadores e cuidadores de crianças com TEA
Paraíba
Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro