Olá,

Visitante

Atividades Coletivas no Período da Pandemia da Covid-19.

Foram criadas estratégias e ações para orientação e apoio aos usuários, objetivando contribuir com as equipes da Estratégia da Saúde da Família – ESF, e gestão da CF AUGUSTO BOAL, possibilitando a continuidade do cuidado durante o período da pandemia. As ações foram focadas para manutenção de informações diárias através de grupo de Whatsapp, denominada Academia Boal, composto por 60 (sessenta integrantes), entre mulheres e homens, na maioria idosos, os quais repassam as informações para os familiares e vizinhos da comunidade. Entre as atividades repassadas através da rede social, foram elaborados vídeos informativos sobre os cuidados sanitários, além de um programa regular de atividade física e orientações básicas para uma boa nutrição. As ações de intervenção foram realizadas principalmente após a decretação da quarentena no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, à partir do dia 16 de março de 2020. A Academia Carioca da CF Augusto Boal orienta e estimula a realização de atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, de forma contínua ou acumulada, com intensidade moderada, desde que não haja a presença de sintomas gripais, ou seja, considerados como da COVD 19.

O foco do profissional de educação física foi a de dar ênfase no trabalho com os grupos vulneráveis, hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas, buscando sempre o equilíbrio das informações do ponto de vista psicossocial, ou seja, não criar um ambiente de pânico no período da pandemia COVID – 19, fortalecendo os atributos da Atenção Primária (STARFIELD, 2002).

Os resultados observados no próprio grupo de Whatsapp dos usuários indicaram o aumento nas relações sociais dos participantes, o que promoveu uma rede de apoio psicossocial importante no período da pandemia. A continuidade das atividades de educação em saúde ultrapassam os muros da unidade de saúde, constatando através dos vídeos que foram enviados pelos próprios usuários e seus familiares que as orientações remotas foram eficientes no período de isolamento social. Espera-se que as ações que foram criadas no período da pandemia COVID – 19, possam contribuir para reforçar e criar novas estratégias para a continuidade do cuidado da população da comunidade da Maré, que encontra-se sobre a cobertura da CF Augusto Boal. Face ao exposto, é importante a ampliação das equipes multidisciplinares na APS, para que estes profissionais possam com suas especialidades aumentar o escopo do cuidado nessa atenção fortalecendo o SUS nos territórios onde a vulnerabilidade da população é alta.

Principal

Edson Madeira

edson1.educador@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Avenida Guilherme Maxwell, 109, Maré

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Edson Madeira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba