Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belém do Brejo do Cruz (PB): relato de experiência

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são considerados fatores de risco de grande relevância para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo condições passíveis de controle e acompanhamento pela Atenção Primária em Saúde (APS). A hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos no Brasil. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio, no Brasil, apresentam hipertensão associada. O programa Hiperdia constitui-se uma importante ferramenta para instrumentalizar o atendimento aos usuários hipertensos/e ou diabéticos, potencializando o cuidado a esses indivíduos através da consolidação de informações essenciais para manutenção da saúde dos indivíduos, minimizando as complicações das doenças.
Sendo assim, o processo de educação em saúde possibilita aos sujeitos informações que subsidiam a tomada de decisões conscientes e despertam a responsabilização sobre a sua própria condição de saúde. A atuação multiprofissional no Hiperdia é uma estratégia utilizada para ampliar o escopo de informações sobre as patologias e condições inerentes ao processo saúde-doença da população, levando em consideração o saber de cada categoria profissional.

Os baixos índices de hipertensos e diabéticos acompanhados pela equipe de atenção primaria nos motivou a executar este projeto.

Evidenciou-se que durante a implementação das ações, tiveram pontos positivos tanto para os usuários como para a equipe de profissionais envolvidos. A unidade básica de saúde na avaliação quadrimestral dos últimos meses de 2023 obteve uma porcentagem de acompanhamento de 7% dos seus hipertensos, após a realização das ações, foi identificado um aumento nessa porcentagem passando para 62% nos primeiros meses de 2024. Para os usuários, as atividades trouxeram o esclarecimento de dúvidas, o despertar para a percepção da importância do autocuidado, o fortalecimento do vínculo e a troca de experiências, além da redução dos valores de glicemia e hipertensão arterial verificados. Para a equipe, o vínculo proporcionou o engajamento e contribuiu para a participação ativa do indivíduo no controle da doença e na prevenção de suas complicações.

A inserção da equipe multiprofissional nas atividades realizadas mensalmente pelo programa Hiperdia possibilitou a construção e entrega de folder educativo evidenciando que a prática de atividades físicas, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, bem como o consumo excessivo de sal, contribuem positivamente para a manutenção da saúde. É possível concluir, ainda, que as ações executadas pela equipe multiprofissional em relação ao acolhimento desse público são de extrema importância, contribuindo tanto para a melhora da assistência prestada, como também para aumentar a satisfação e estreitar o vínculo da clientela em relação à UBS, haja vista que se trata de uma unidade recentemente inaugurada. Observa-se, também, o aumento no número de participantes nas atividades propostas. O que incita a busca ativa e consolida o vínculo do usuário com os serviços de saúde, melhorando o acesso dos pacientes com doenças crônicas ao tratamento, diminuindo a probabilidade de doenças secundarias e, em consequência, a redução da taxa de morbimortalidade.

Principal

Maria Jedina de Andrade Santos

jedinaandrade@gmail.com

nutricionista

Coautores

Maria Jedina de Andrade dos Santos, Heloísa Marques da Silva, Andrielly Kelly Locio, José Lenadro Jacome de Brito

A prática foi aplicada em

Belém do Brejo do Cruz

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Heloísa Marques da Silva

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

25 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas